domingo, 29 de janeiro de 2017

No NBB 2016/2017, em jogos 10ª e 17ª rodada, Com polêmicas, reviravoltas e emoção até o fim, Vasco bate Fla por um ponto






Carlos Augusto






Vasco e Flamengo fizeram clássico com a Arena da Barra vazia
neste sábado (Foto: André Durão)
A casa vazia não fez jus ao clássico. Em jogo apertado, muito falado, cheio de provocações e reviravoltas no placar, o Vasco venceu o Flamengo por 78 a 77 e voltou a triunfar no Novo Basquete Brasil. O resultado leva o Cruz-maltino de volta ao caminho das vitórias após o revés para o Minas, na quinta-feira, em casa, e dá ao Rubro-Negro uma marca negativa jamais vista na temporada regular de toda a história do NBB. Desde que o torneio começou a ser disputado, na temporada 2008/09, essa é a primeira vez que o clube perde três partidas seguidas na primeira fase do torneio. Com o resultado, o Vasco volta a colar no G-4, com nove vitórias e sete derrotas. Já o Flamengo, com 12 vitórias e agora cinco derrotas, deixa escapar a chance de assumir novamente a liderança.

Marquinhos disputa bola com Fiorotto
(Foto: André Durão)
Desde o retorno do Vasco ao basquete profissional, as equipes se enfrentaram seis vezes, além de uma vitória do Flamengo por W.O. Em quadra, com seis partidas acontecendo, o Vasco ganhou um amistoso no Ceará, antes do início da temporada, uma partida pelo turno do Campeonato Carioca e o jogo 2 da final da competição estadual, além do clássico pelo NBB neste sábado. Já o Flamengo triunfou no returno do Carioca e no jogo 1 da final do torneio.

O confronto foi recheado de provocações e faltas técnicas. Sem torcida por falta de efetivo da polícia militar do Rio de Janeiro, era possível ouvir cada indicação dos técnicos e as reclamações com a arbitragem. Numa delas, em momento decisivo do jogo, Marquinhos, do Flamengo, foi excluído da partida, nos minutos finais. Em um lance livre, o jogador do Flamengo alegou ter ouvido um grito vindo do banco do Vasco. Ao reclamar com o árbitro, falou: "Não tem torcida aqui!". O juiz deu falta técnica, a segunda de Marquinhos, que por isso acabou tendo de sair. A primeira falta técnica contra o jogador rubro-negro havia sido justamente por causa de um grito no momento em que Nezinho saltou para um chute de três. 

David Jackson e Gaúcho disputam bola com Marquinhos
 (Foto: André Durão)
O Vasco se aproveitou da ausência de Marquinhos, cresceu e venceu. Para se ter ideia da importância do jogador para o Flamengo, mesmo excluído Marquinhos foi o cestinha, com 27 pontos. Ele ainda deu cinco assistências. Olivinha, com 14 pontos e 17 rebotes, fez outro duplo-duplo. JP Batista terminou o duelo com 12 pontos. No Vasco, Nezinho fez 22 pontos, Hélio deixou 16 pontos na quadra e Murilo anotou 14, com oito rebotes. David Jackson terminou com nove pontos e cinco rebotes.

José Neto, técnico do Flamengo, explicou que faltou consistência para o time e lamentou ainda que a equipe tenha sido derrotada no detalhe.

O Flamengo volta a quadra pelo Novo Basquete Brasil no dia 2 de fevereiro, quinta-feira, em São Paulo, diante do Pinheiros, às 19h30. Já o Vasco também vai até São Paulo, mas só joga no sábado, dia 4, contra o Mogi das Cruzes, às 14h, no Ginásio Professor Hugo Ramos.

Confira os resultados deste sábado no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:




Fonte:Globo, LNB e www.resultados.com

Nenhum comentário: