domingo, 7 de dezembro de 2008

Brasileirão 2008




FABRICIO CUNHA APRESENTA DE SEGUNDA A SEXTA AS 11HS DA MANHÃ O PROGRAMA SHOW DE BOLA NA RADIO BAHIANA DE ILHÉUS 1310 AM





O São Paulo Futebol Clube conquistou neste Domingo(7) o seu sexto titulo de campeão Brasileiro, o 3º de forma consecutiva, atingindo assim um feito inédito no futebol Brasileiro.

O Tricolor Paulista que chegou a estar 11 pontos atrás do então líder Grêmio, conseguiu uma recuperação incrível, não perdendo nas ultimas 19 rodadas e vencendo merecidamente mais um Campeonato Brasileiro.


A vitória sobre o Goiás foi relativamente tranquila. apesar do gol da vitória marcado pelo atacante Borges aos 22 minutos do 1ºtempo ter sido de forma ilegal, o time do Goiás praticamente não assustou o goleiro Rogério Ceni durante os 90 minutos, com o jogo sendo totalmente dominado pelo São Paulo, que precisava apenas do empate.


O Tricolor Paulista foi para o Distrito Federal – a partida não foi realizada em Goiânia porque o Goiás perdeu o mando devido a uma briga de torcedores na partida com o Cruzeiro – com a festa quase pronta. Três pontos à frente do vice-líder Grêmio, um empate garantiria o título aos paulistas. Para os gaúchos, a única possibilidade de sonhar seria derrotar o Atlético-MG, em Porto Alegre - o que aconteceu, por 2 a 0 com gols de Theco e Soares - e ainda torcer para o Esmeraldino vencer no Gama.


Goiás e São Paulo entraram no gramado do Bezerrão depois de uma semana recheada de polêmicas. Desde segunda-feira o assunto ‘mala branca’ não saiu da pauta. Para incentivar o adversário são-paulino, pessoas ligadas ao Grêmio cogitaram mandar um incentivo de R$ 300 mil para ser dividido entre o elenco esmeraldino. O Tricolor, no entanto, parecia dar de ombros... No sábado, véspera da decisão, a maior polêmica do ano. O juiz Wagner Tardelli, escalado para apitar o jogo do Gama, foi retirado da partida pela Comissão de Arbitragem. Motivo: suspeita de tentativa de manipulação de resultado, envelopes, convites do show da Madonna... Por precaução, a CBF promoveu um novo sorteio e indicou Jaílson Macedo Freitas. Ao receber o telefonema da convocação, ele descansava em sua casa na Bahia e se preparava para apitar a semifinal do Intermunicipal de Seleções, entre Conceição do Coité e Itajibá. De repente, estava nas mãos dele o mais importante dos 380 jogos do Campeonato Brasileiro.


Bola rolando no Bezerrão e no Olímpico...Torcedores de São Paulo e Grêmio com um olho no jogo do seu time e outro no do rival. O Tricolor começou indo para cima. Logo nos primeiros minutos, bolas alçadas na área do Goiás deixavam claro que seria essa a tônica do duelo. Mas foi do Alviverde a primeira grande chance. Vitor avançou pela direita, cruzou rasteiro e Paulo Baier tentou completar de calcanhar. A bola passou raspando, mas assustou... Só que o troco veio logo na seqüência. Henrique derrubou Borges na meia-lua. Rogério Ceni, aos gritos da torcida, se apresentou para cobrar a falta. Aos 22 minutos, o goleiro-artilheiro cobrou, Harlei espalmou, Hugo completou e Borges – impedido por 1,31m – desviou para o gol. O auxiliar Baiano Alessandro Rocha Matos, imaginando que teria sido gol contra, deixou o jogo seguir. E o árbitro Jailson Macedo Freitas que inclusive aptou bem o jogo, endossou, confirmando o gol tricolor! - Não me interessa se eu estava impedido ou não - disse Borges aos jornalistas, na saída do intervalo. O técnico do Goiás, Hélio dos Anjos, não escondeu a revolta: - Você perder tudo bem, agora o impedimento que foi é sacanagem, ninguem é trouxa aqui, a TV está mostrando - declarou o técnico alviverde.
Se a conquista estava perto antes mesmo de o jogo começar, o que dizer com 1 a 0 no placar e com o Grêmio ainda empatando com o Galo? Veio o segundo tempo e o Tricolor Paulista continuou mandando na partida. O único susto que a zaga são-paulina sofreu foi numa cabeçada de Fausto, que Rogério Ceni defendeu sem muita dificuldade. Além dessa, chances de gol somente do quase-campeão. Aos 12 minutos, Hugo tentou de peixinho e Harlei fez excepcional defesa no chão. Aos 22, Joílson cruzou na área, Borges completou, Harlei rebateu e Dagoberto acertou a trave. No sufoco, a zaga goiana afastou o perigo com um chutão.

Para não dizer que tudo estava favorável, veio a notícia de Porto Alegre. De pênalti, Tcheco abriu o marcador do Olímpico para o Grêmio. Mas faltando pouco mais de 20 minutos para o fim do Brasileirão, o São Paulo precisaria levar dois gols para deixar a conquista escapar. Mas quem apostaria, mesmo com o segundo gol gremista, que o time da chegada perderia a essa altura do campeonato?

Depois de uma temporada cheia de altos e baixos, o Tricolor passou boa parte do Brasileiro fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Na terceira e quarta rodadas, o time ainda figurou entre os rebaixáveis. Mas foi se recuperando... Com vitórias importantes e contando com tropeços dos rivais, o time de Muricy Ramalho foi chegando, chegando, chegando... E chegou! Só na 33ª rodada é que o São Paulo virou líder. E não largou mais. Seis rodadas na ponta, 18 partidas sem saber o que é perder e o jogo com o Goiás só confirmou a conquista.

O São Paulo é campeão brasileiro pela sexta vez: 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, com mais esta conquista o Tricolor Paulista se Confirma como o mais Glorioso Time do Futebol Brasileiro. Nenhum outro clube neste país conquistou tantos títulos expressivos como o São Paulo, São 21 Campeonatos Estaduais, 3 campeonatos Mundiais, 3 Copa libertadores e agora 6 Campeonatos Brasileiros, isso sem contar outras conquistas como Comembol, Super Copa Libertadores, Recopa, Torneio Rio São Paulo dentre outros menos importantes.

Talvez há uns 5 anos atrás, alguns times como Grêmio(1 Mundial, 1 Libertadores, 4 copas do Brasil e 2 Brasileiros), Flamengo(1 Mundial, 1 Libertadores, 5 Brasileiros e 2 copas do Brasil ) e Santos ( 2 Mundiais, 2 Libertadores, 5 Taças Brasil e 2 Brasileiros) pudessem reivindica o posto de mais glorioso do País, porém após os titulos do São Paulo nos ultimos anos, não há mais duvida nem discursões, o São Paulo é hoje o mais vitorioso Clube da história do futebol Brasileiro.

Parabéns São Paulo, por mais uma Glória dentre tantas outras já conquistadas!!!







Nenhum comentário: