quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Toque de Nutrição





Joâo Paulo Garcia - Triatleta








O Papel dos Aminoácidos


Os aminoácidos, unidades formadoras das proteínas, podem ajudar em muito o desempenho dos atletas, desde que consumidos de forma adequada.

Segundo Tânia Rodrigues professora de nutrição da USP, as proteínas (nutrientes com funções estruturais e de reparação, além de formarem anticorpos e hormônios) são usadas na formação da massa muscular e têm, ainda, funções específicas no trabalho de contração muscular.

Os aminoácidos ( unidades formadoras das proteínas) por si só não melhoram e nem aumentam a musculatura, mas a atividade física em demasia necessita desses componentes na formação da massa muscular. Por isso a atividade física exige uma preocupação nutricional na formação e na recuperação muscular, às custas dos aminoácidos e das proteínas completas, que são encontradas nos alimentos de origem animal ( Carnes, leite e ovos).

Nas fases de alta intensidade de treinamento, o desgaste orgânico e mais precisamente o muscular é intenso e, além de uma dieta balanceada, muitas vezes necessitamos de suplementos nutricionais que visam a rápida recuperação muscular, adaptando o organismo às repetidas sessões de treinos.

Os aminoácidos não substituem os alimentos, mas os completam ( quando há deficiência nas dietas) ou os suplementam ( quando há necessidade em se aumentar a ingestão de determinados aminoácidos), pela função que vão desempenhar nas diferentes fases de treino.

O mercado desses suplementos nos oferece uma vasta gama de combinações de aminoácidos essenciais (fundamentais na manutenção da vida e crescimento, presentes apenas nos alimentos) e não essenciais (não dependem totalmente da alimentação para serem sintetizados).

Os aminoácidos essenciais devem ser ingeridos diariamente, pois o organismo não tem capacidade de sintetiza-los por si só e vai precisar dos mesmos para síntese de alguns aminoácidos não essenciais, que não estão presentes nos alimentos.

Cabe lembrar que o excesso quantitativo na utilização dos aminoácidos causa riscos à saúde, como danos ao fígado, diminuição no funcionamento dos rins e desidratação por excesso de produção de substâncias tóxicas, que são produtos resultantes do metabolismo das proteínas e dos aminoácidos. As quantidades usuais devem seguir prescrição médica ou nutricional e elas variam de 0,8 a 2,0 gramas por quilograma de peso do atleta por dia.

Alguns aminoácidos já são conhecidos pela sua eficácia e podem ser citados como benéficos na atividade física e no desempenho do atleta. Os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) são em exemplo. Eles são utilizados pelo músculo na atividade física e, diminuídos, favorecem a absorção de um aminoácido maléfico, o triptofano, pelo sistema nervoso central. No cérebro, o triptofano gera a serotonina, que diminui o desempenho, pois o atleta sente fadiga. Além disso, os aminoácidos de cadeia ramificada são usados na atividade física para formação da glicose (energia na atividade).

De forma geral, os aminoácidos essenciais (nove ao todo) são utilizados associadamente para completar dietas deficientes e de forma isolada ou combinada, para garantir a recuperação muscular e a performance do atleta.



Nenhum comentário: