sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A política do pão, circo e o esporte



Francisco de Assis Dorneles




Às vezes a gente estrapola os espaços do pensar cotidiano e vai um pouco mais além, pois tem dias que não dá para ser apenas desportista ;não dá para ser um ponto na arquibancada a esperar um gol. A política do pão e circo sempre presente na História das sociedades, assume "cores de neon" em nosso país. Quando temos que enfrentar a mão de ferro do Estado é que levamos aquele "tapa na cara" que nos põe a pensar em nossa insiguinificância para o sistema.

Futebol e carnaval sempre comporam uma mistura "saborosa" ao paladar do povão. Um dia desses tentei postar um comentário em uma comunidade virtual do meu time de coração. Não era um mero comentário tipo : "achei o jogo muito bom"; tratava-se de uma critica ao nosso estado de catalepsia mental frente a nossa situação de pequenez diante do poderio do Estado, em especial ,daqueles que "elegemos". Quantos votam e realmente esperam que aqueles que elegeu assuma o leal compromisso de contribuir com a melhoria da saúde pública, do transporte público ou da educação ? Ando repensando alguns posto de vistas que sustento.

Será que todos nós realmente merecemos ter este "poder de votar" ? Será que a condição constitucional que estabelece o sufrágio Universal de voto não é um empecilho ao nosso progresso? Veja bem leitor, muitas pessoas esclarecidas e de bons ideais, acabam sendo minoria diante da grande massa de ignorantes que acabam elegendo políticos corruptos e descompromissados com a sociedade.

Volto agora ao meu comentário na comunidade virtual do meu time do coração, Questionei aqueles que ali postavam se não deveriamos nos preocupar um pouco com coisas de relevância para o nosso país, para nossa sociedade ? A resposta "veio a cavalo" : " amigo aqui é uma comunidade que se fala de futebol ! O que você esperava que a gente comentasse ? Me calei, e segue a política do pão e circo.

Aqui em Goiás o novo governado, Marcone Perillo, anuncia aos "quatro cantos do mundo" que o Estado de Goiás esta "quebrado" econômicamente. Prejudicou a muitos com medidas drásticas em relação a cortes , dispensas, atraso do pagamento do funcionalismo público. Contrário a tudo isto, criou vários cargos de assessorias e agora esta tentando trazer uma das sedes da Copa do Mundo para Goiás.Isto pode ocorrer caso Natal desista de ser uma das sedes.

A maioria do povão aplaude este tipo de ato e sente até orgulho., até mesmo a imprensa esportiva. Ninguém questiona mais se o Estado esta "quebrado" ou qual o interesse de se trazer um copa do mundo para Goiás ? Quem vai se promover com isto? Diante disto e da política com pão e circo eu vou fechando o meu texto.


Um comentário:

chicosbandrabiscando disse...

Agradeço ao espaço que me deram no Toque e Esportivo. Peso desculpas por ter deixado este espaço. Vida longa ao Toque Esportivo. Estava um pouco atarefado quando deixei este espaço.



Francisco