Carlos Augusto
Thiago Camilo reverteu da forma mais apropriada o erro cometido ontem na classificação em Curitiba. O paulista, que estreou neste fim de semana na RCM, venceu a etapa de abertura do campeonato 2011 da Stock Car beneficiado pelo problema encontrado pelo pole Marcos Gomes nos pits e pelo erro na estratégia da equipe de Felipe Maluhy.
Assim que se viu na liderança, Camilo não teve dificuldade alguma para conduzir o carro 21 ao primeiro lugar. O piloto teve no pódio a companhia do campeão Max Wilson e de Ricardo Zonta, outro que deu o bote com a tática nos pits.
Ao lado de Thiago Camilo no grid (12º), o paranaense Ricardo Zonta escalou o pelotão e fez sua festa no pódio. Segundo o ex-piloto da Fórmula 1, o acerto para a classificação não foi o melhor. “Para a corrida, a gente mudou algumas coisas na configuração e na prova deu tudo certo. Fiz uma largada cautelosa, tentei escapar dos toques, cai para 16º. Quando entrou o Safety Car, aproveitei e parei logo. Esse pódio foi ótimo”, explicou o paranaense.
E foi a escapada do paranaense Lico Kaesemodel (RCM Motorsport), na volta 8, que alterou o rumo da corrida. A direção de prova autorizou a entrada do Safety Car e a maioria dos pilotos aproveitou para fazer suas paradas obrigatórias nos boxes. O pole Marcos Gomes (Medley Full Time) teve problemas na troca dos pneus, perdeu muitas posições e deu adeus à vitória. Quando foi dada a relargada, Felipe Maluhy (Officer ProGP) assumiu a ponta, seguido por Diego Nunes e Denis Navarro, ambos da Bassani Racing. Como os três não tinham parado, foi questão de tempo perderem a posição para Thiago Camilo.
Nas últimas voltas, e com Max Wilson e Ricardo Zonta sob controle no retrovisor, Camilo ouviu as seguintes parlavras do chefe de equipe André Bragantini: “traz o carro para casa, é nosso!” Em seguida, o piloto fez inúmeras vezes o sinal da cruz e recebeu a bandeirada comemorando muito. Antes de ir ao pódio, invadiu a pista e foi comemorar com a torcida. “Foi uma forma de desabafar porque 2010 foi mesmo muito ruim para mim”, contou. “na penúltima volta meu motor falhou não sei o que aconteceu, mas pode ter sido coisa da minha cabeça. Porque nessas horas a gente escuta de tudo”, brincou o vencedor.
A principal categoria do automobilismo nacional fará sua segunda etapa da temporada 2011 daqui duas semanas, dia 3 de abril, em Interlagos. A expectativa é de muito equilibrio, uma vez que o circuito paulistano é bem conhecido da maioria dos pilotos.
Confira o resultado completo da primeira etapa da Copa Caixa Stock Car 2011:
01) Thiago Camilo – RCM Motorsport – Chevrolet – 45min20s414
02) Max Wilson – Eurofarma RC – Chevrolet – a 1s723
03) Ricardo Zonta – Crystal Racing Team – Chevrolet – a 2s088
04) Átila Abreu – A.M.G. Motorsports – Chevrolet – a 10s933
05) Luciano Burti – Itaipava Racing Team – Peugeot – a 13s659
06) Popó Bueno – A.Matheis Motorsport – Chevrolet – a 13s713
07) Julio Campos – Scuderia 111 – Peugeot – a 19s560
08) David Muffato – Itaipava Racing Team – Peugeot – a 19s768
09) Duda Pamplona – Officer ProGP – Chevrolet – a 20s613
10) Giuliano Losacco – Hot Car Competições – Chevrolet – a 27s666
11) Cacá Bueno – Red Bull Racing – Peugeot – a 37s456
12) Felipe Maluhy – Officer ProGP – Chevrolet – a 39s166
13) Eduardo Leite – Hot Car Competições – Chevrolet – a 41s280
14) Marcos Gomes – Medley FullTime – Peugeot – a 42s549
15) Daniel Serra – Red Bull Racing – Peugeot – a 43s983
16) Rodrigo Sperafico – JF Racing – Peugeot – a 46s425
17) Cláudio Ricci – Crystal Racing Team – Chevrolet – a 49s828
18) Diego Nunes – Bassani Racing – Peugeot – a 54s410
19) Alceu Feldmann – A.Matheis Motorsport – Chevrolet – a 1min04s314
20) Denis Navarro – Bassani Racing – Peugeot – a 1min05s007
21) Tuka Rocha – BMC Vogel – Chevrolet – a 1 volta
22) Rodrigo Navarro – JF Racing – Peugeot – a 1 volta.
23) Allam Khodair – Blau Vogel – Chevrolet – a 1 volta
24) Willian Starostik – Amir Nasr Racing – Peugeot – a 2 voltas
Não completaram: (75% = 24 voltas)
25) Alan Hellmeister – Scuderia 111 – Peugeot – a 12 voltas
26) Valdeno Brito – Esso Mobil Super Racing – Chevrolet – a 16 voltas
27) Ricardo Mauricio – Eurofarma RC – Chevrolet – a 16 voltas
28) Betinho Valerio – Amir Nasr Racing – Peugeot – a 24 voltas
29) Lico Kaesemodel – RCM Motorsport – Chevrolet – a 25 voltas
30) Nonô Figueiredo – Esso Mobil Super Racing – Chevrolet – a 29 voltas
31) Xandinho Negrão – Medley FullTime – Peugeot – a 31 voltas
Volta mais rápida: Ricardo Zonta, com 1min18s736 (média: 168,9 km/h), na volta 30
Classificação da Copa Caixa Stock Car – após 1 de 12 etapas:
01) Thiago Camilo – 25 pontos
02) Max Wilson – 20
03) Ricardo Zonta – 16
04) Átila Abreu – 14
05) Luciano Burti – 12
06) Popó Bueno – 10
07) Julio Campos – 9
08) David Muffato – 8
09) Duda Pamplona – 7
10) Giuliano Losacco – 6
11) Cacá Bueno – 5
12) Felipe Maluhy – 4
13) Eduardo Leite – 3
14) Marcos Gomes – 2
15) Daniel Serra – 1 ponto
Fonte:gp e sc
Fotos:Carsten Horst/Miguel Costa Jr./MF2/Fernanda Freixosa/Vicar
Nenhum comentário:
Postar um comentário