Beat Reusser
de Jesus
Foram 19 temporadas em quadra, quatro títulos e 15 presenças no All-Star. Dono de um dos maiores currículos da história do basquete, Shaquille O’Neal, que estava no Boston Celtics, anunciou nesta quarta-feira sua aposentadoria das quadras. Aos 39 anos, ele comunicou a decisão em transmissão por vídeo no Twitter.
O'Neal iniciou a carreira no Orlando Magic, por onde foi draftado em 1992 pela Universidade de Louisiana State. Depois de ser eleito o calouro do ano, ficou na equipe da Flórida por quatro temporadas, até se transferir para o Los Angeles Lakers, onde viveu o ápice das formas física e técnica.
Com o time da Califórnia, ele venceu três títulos da liga americana, nas temporadas de 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002. Realizou uma ótima parceria com o armador Kobe Bryant, até que os dois brigaram e o pivô deixou o time de Los Angeles, transferindo-se para o Miami Heat.
Ao lado de Dwyane Wade, ele triunfou mais uma vez em 2006, em sua segunda temporada no time rival do Orlando Magic, também da Flórida.A partir dali, já veterano, não conseguiu se manter com 100% da forma física, e circulou por algumas equipes como Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, onde atuou nas duas últimas temporadas.
Na carreira, ele foi o maior cestinha do ano em duas ocasiões (1995 e 2000, quando foi também MVP), e faturou o ouro olímpico em 1996, em Atlanta.
Um comentário:
Foi uma das melhores carreiras do esporte mundial! Shaquille O'neal é um ícone do Basquete!
Postar um comentário