quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Inspiração.


Chico Andrade é Geógrafo,
professor, escritor e
cientista político.




Inspiração é algo que, quando ocorre, faz a diferença em qualquer sociedade do mundo atual. A ausência de uma inspiração que viesse a produzir ações com resultados concretos que pudessem beneficiar o esporte ilheense sempre motivou, de minha parte, ásperas criticas a fatos e personalidades que deveriam fomentar a prática do esporte na cidade, principalmente entre os mais jovens.

Em tempos marcados pela presença do esporte como tema prioritário da sociedade brasileira, em função da proximidade de mega eventos esportivos que o país deve sediar, a exemplo da copa do mundo de futebol e das olimpíadas, é tão importante quanto preocupante refletir sobre o tratamento que Ilhéus tem conferido ao esporte. Diante de tal contexto, é louvável que os inspirados Carlos Augusto, presidente da liga de futebol feminino ilheense, Massarollo, presidente do PMN, Almerindo Martins, superintendente dos salva vidas de Ilhéus, e Beto Krushewsk, superintendente de esportes da cidade, tenham fundado a LIFFED, Liga Ilheense de Futebol Feminino e desporto.

A criação da liga constitui um momento ímpar na história recente do esporte regional, fomentando a prática do esporte feminino e executando um projeto viável e inovador, cujos resultados positivos já são perceptíveis. A primeira edição da copa Gabriela de futebol feminina deve ocorrer agora no fim de 2011 e início de 2012, e terá a participação de oito equipes, dentre as quais estão escritas equipes como o Atlântico, o Real e o Nossa Senhora da Vitória.

Os brilhantes resultados que surgem da inspiração de pessoas comprometidas com o progresso de Ilhéus e a melhoria da qualidade de vida da população constituem um alento para quem sonhou com dias melhores para o esporte Ilheense.

São José sagra-se campeã da Libertadores




Beat Reusser




Neste domingo, o Brasil conquistou mais um importante resultado no futebol feminino. Diante do Colo-Colo, do Chile, a equipe do São José bateu as adversárias diante do seu torcedor por 1 a 0, com um gol de Poliana, heroína da partida.

Esta é a terceira edição da competição organizada pela Conmebol. O Brasil segue como grande vencedor do torneio, ostentando os três títulos após as duas últimas conquistas da equipe do Santos.No emocionante duelo, o São José encontrou dificuldades para transpor a forte defesa chilena. Entretanto, contando com uma boa finalização de Poliana, a equipe abriu o placar em casa para delírio da torcida e confirmar o favoritismo do Brasil na competição.

O São José alcançou a grande final ao bater, de virada por 2 a 1, o favorito Santos, encerrando a invencibilidade da equipe da Baixada Santista na competição. Por sua vez, o Colo-Colo confirmou sua vaga ao superar o Caracas, da Venezuela, por 4 a 1.

LDU vence Vélez e está na final




Beat Reusser





A LDU é a primeira finalista da Copa Sul-Americana. Nesta terça-feira, a equipe equatoriana completou a "vingança" sobre o Vélez Sarsfield, derrotou os argentinos por 1 a 0 em Buenos Aires e se classificou com tranquilidade para a decisão continental, ficando apenas no aguardo do vencedor do embate entre Universidad de Chile e Vasco da Gama, programado para quarta em Santiago.

Embora pudesse perder na Argentina por um gol de diferença graças ao triunfo por 2 a 0 em Quito, na quinta-feira passada, a LDU teve tranquilidade para segurar o Vélez no Estádio José Amalfitani e sair com uma vitória. O único gol da partida foi marcado aos 4min do segundo tempo, por Barcos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Brasil perde para Sérvia e se complica




Beat Reusser





Ficou mais difícil a missão da Seleção Brasileira masculina de vôlei em conseguir uma das três vagas para a Olimpíada de Londres. Nesta terça-feira, no encerramento da terceira fase da Copa do Mundo do Japão, a equipe do técnico Bernardinho foi derrotada pela Sérvia por 3 sets a 1 (parciais de 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22), e pela primeira vez no torneio deixou a quadra sem pontos.

O revés em Hamamatsu deixa o Brasil na quarta colocação, atrás de Polônia, Rússia e Itália. O título, que seria o terceiro consecutivo, é missão bastante improvável. A derrota brasileira passou pela quantidade de erros. Foram 32 ao fim da partida, mais de um set. Os europeus também deram os mesmos 32 pontos à Seleção, mas foi mais eficiente no geral.

Rússia 3 x 1 Cuba
Polônia 3 x 0 Egito

Itália 3 x 1 Argentina

China 3 x 0 Irã

EUA 3 x 0 Japão

Lotus Renault anuncia contratação de Kimi Raikkonen




Beat Reusser




A Lotus Renault ganha um nome de peso no grid da Fórmula 1. Na manhã desta terça-feira, a escuderia confirmou, por meio de seu site oficial, a contratação do piloto finalndês Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007 e que deixou a categoria em 2009. O contrato é válido por duas temporadas.

O anúncio surpreende, já que Raikkonen era fortemente cotado para assumir uma das vagas na Williams. Por isso, o anúncio pode ser um sinal positivo para a permanência de Rubens Barrichello na equipe de Grove. Porém, para o compatriota Bruno Senna, a novidade não é boa, já que o brasileiro brigava para ficar com um dos cockpits do time a outra vaga pode continuar com o russo Vitaly Petrov.

Com um extenso currículo de 157 corridas, 18 vitórias, 62 pódios e 16 pole positions, a primeira passagem do finlandês pela Fórmula 1 durou de 2001 a 2009, pilotando Sauber, McLaren e Ferrari.

NBB - Novo Basquete Brasil - Jogo complementar da 3ª rodada.



Carlos Augusto




O Paulistano conseguiu mais uma vitória importante, nesta segunda-feira, ao vencer o Franca, em casa, por 82 a 71. Essa foi o terceiro triunfo consecutivo do time da capital de São Paulo em quatro partidas disputadas neste NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala/armador do Paulistano, Betinho, foi o cestinha do jogo com 19 pontos. Outro jogador que se destacou pelo time da capital foi o ala Pedro, com 12 pontos. Pelo lado do Franca, o pivô Drudi foi o principal destaque, anotando um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes.

Na próxima rodada do NBB, o Paulistano enfrenta o Limeira, fora de casa, às 21h, partida que será transmitida ao vivo pelo SporTV. Enquanto o Franca, recebe o Minas no Ginásio Pedrocão, às 20h.

Próximos jogos da NBB:

29/11 = 20h(Liga Sorocabana X Vila Velha)
01/12 = 19h(Tijuca X Liga Sorocabana)
01/12 = 20h(Araraquara X Pinheiros)
01/12 = 20h(Franca X Minas)
01/12 = 20h(Uberlândia X Brasília)
01/12 = 21h(Flamengo X Bauru)
01/12 = 20h(São José X Vila Velha)
01/12 = 21h(Limeira X Paulistano)

Fonte:LNB

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Federer volta ao número 3 do ranking




Beat Reusser




A atualização do ranking de entradas da ATP não teve muitas mudanças em função da fase de encerramento da temporada 2011 do circuito, com o torneio ATP Finals, em Londres, que reúne os melhores tenistas do ano. A principal mudança foi o retorno do suíço Roger Federer ao terceiro melhor posto da classificação.

A pontuação de Federer saltou de 6.670 para 8.170 e, com isso, ele retomou a posição "roubada" pelo britânico Andy Murray neste segundo semestre. No topo da lista, continua o sérvio Novak Djokovic, com 13.675. O brasileiro Thomaz Bellucci fechou o ano sem vencer nenhum campeonato e ainda é o 37º. Ricardo Mello, número dois do País, é o 85º.

1. Novak Djokovic (SER) 13.675 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) 9.575
3. Roger Federer (SUI) 8.170
4. Andy Murray (GBR) 7.380
5. David Ferrer (ESP) 4.880
6. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 4.335
7. Tomas Berdych (CZE) 3.700
8. Mardy Fish (EUA) 2.965
9. Janko Tipsarevic (SRB) 2.595
10. Nicolas Almagro (ESP) 2.380

37. Thomaz Bellucci (BRA) 1.060
85. Ricardo Mello (BRA) 630

Carrasco Cravo e Canela foi considerada pelos atletas a melhor corrida de aventura de 2011.



Carlos Augusto




Ilhéus parece mesmo ter sido abençoada em se tratando de eventos multisportivos. Considerada a capital do Triathlon no Brasil, a cidade agora é reconhecida como destino importante para os aventureiros. Apóso Carrasco Cravo e Canela, neste final de semana, os atletas elegeram esta a melhor prova do ano e já cobram nova prova de aventura em 2012. "Todos estão felizes com o evento, inclusive nós, que vamos fincar raízes por aqui. Agradecemos aos nossos patrocinadores e prefeitura Municipal", disse Enio Paulo, do grupo Caatinga Trekkers, empresa que organiza os eventos de aventura no Brasil.

Segundo Alberto Kruschewsky, Sup. de Esportes, a idéia é iniciar com provas de orientação, envolvendo colégios da rede pública e particular, sem perder o foco para uma prova maior em 2012. "Vamos conversar e planejar. Já temos o Intercontinental de Triathlon no primero semestre de 2012. Manter esta prova no final do ano é muito interessante, mas temos de conversar com a Bahia Mineração, empresa que tornou o projeto possível", disse Alberto.

Quem quiser acessar as lindas fotos do Carrasco Cravo e Canela é só acessar:

http://www.adventuremag.com.br/




Cuba impõe ao Brasil a segunda derrota




Beat Reusser





A Seleção Brasileira encontrou sua segunda derrota na Copa do Mundo masculina de vôlei. Nesta segunda-feira, em Hamamatsu, a equipe do técnico Bernardinho não repetiu a boa atuação do triunfo sobre a Argentina e foi derrotada por Cuba no tie-break por 3 sets a 2 (parciais de 17/25, 25/22, 25/23, 20/25 e 15/12). O resultado complica a situação brasileira na busca pela ponta da classificação.

A derrota no tie-break concede um ponto, que mantém o Brasil na terceira colocação com 16 pontos. Líder com 19, a Polônia derrotou os Estados Unidos por 3 a 0 também nesta segunda, enquanto a segunda colocada Rússia, que tem 18 pontos, fez o mesmo placar sobre a Argentina.

Rússia 3 x 0 Argentina
Irã 3 x 0 Egito
Polônia 3 x 0 EUA
Japão 3 x 0 China
Sérvia 1 x 3 Itália

FEDERER É CAMPEÃO DO ATP WORLD TOUR FINALS





Hiêgo Aguiar






Quando eu afirmo que o suíço Roger Federer é o melhor tenistas de todos os tempos não é por acaso, ele nunca se cansa de conquistar título e quebrar grandes recordes.

Hoje ele enfrentou o francês Jo-Wilfried Tsonga na final do ATP Finals em sua 100ª final na carreira, venceu por 2 sets a 1 com parciais de 6/3, 6/7(6) e 6/3.

No confornto direto são 11 jogos com 8 vitórias de Federer e para lembrar eles jogaram por 3 domingos seguidos e 3 triúnfos do suíço, entre esses jogos foi a final do Masters 1000 de Paris.

Foi seu 70º título na carreira, Federer com relação a finais de torneios da ATP ele tem 70% de aproveitamento, realmente sensacional.

Federer é o recordista de títulos em torneios Grand Slams e com esse título ele se torna o maior vencedor do ATP Finals (antigo Tennis Masters Cup) com 6 títulos deixando para trás tenistas como Ivan Lendl, Pete Sampras, eles estavam empatados com 5 títulos.

Os títulos de Federer ocorreram em 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011. Ele se tornou profissional em 1998 (13 anos como tenista profissonal) e com uma fortuna avaliada em quase US$ 70.000.000, dinheiro em premiação.


Até mais de 1 mês atrás falava-se que seria o pior ano de Federer no circuito mundial desde quando se tornou profissional, vimos um domínio quase total de Djokovic, um Nadal parecendo um touro valente.

Também não podemos esquecer que Federer a 5 anos seguidos nunca tinha terminado sem conquistar pelo menos um Grand Slam e a 8 sem 1 título, este ano ele foi à final de Roland Garros e perdeu para Nadal.

Porém quando se fala em Federer, o melhor de todos os tempos, não podemos prever nem afirmar nada sem ver o que vai acontecer no final. Ele planejou certinho seu final de temporada e quando pensávamos que ele estava adormecido, conquistou Basel, Paris e agora o ATP Finals.


Venceu os últimos 3 torneios disputados, emplacou 17 vitórias seguidas no circuito, desbancou de forma humilhante seu maior rival Nadal (uma das maiores rivalidades do tênis mundial) e ainda por cima retornou para a 3ª colocação do ranking (que tinha sido tomada por Murray).

"Este foi o melhor fim de ano da minha carreira. Consegui desta vez me segurar, foi diferente de outros jogos que deixei escapar. Acho que é uma questão mais mental. Depois de algumas derrotas que tive, me perguntei o que tinha feito de errado."

"Acho que agora não estou com dúvidas sobre meu tênis. O fato de ter jogando bem em Paris e Londres me dá confiança para 2012. Mas todos os outros tops estão muito bem e vai ser uma temporada dura, todos têm chance de ganhar os grandes torneios."

"Estou entusiasmado. Não dá para falar das Olimpíadas ainda, tem muito chão até lá e preciso ver como vou estar naquele momento. De qualquer forma, Londres tem se mostrado um grande lugar para mim."

"Estar em condições de lutar por novos títulos de Slam é muito bom. Na verdade o tênis de hoje está com grande qualidade, incluindo os top 10 ou até os top 20, são minhas metas." Concluiu Federer na entrevista coletiva!

Federer levará na bagagem US$ 1.630.000 e 1500 pontos no ranking já que foi campeão invicto. Tsonga não sai de mãos abanando, leva US$ 770.000 e cerca de 500 pontos.

Parabéns ao campeão Federer por está nos proporcionado muitas emoções e principalmente jogadas espetaculares e grandes jogos, com uma facilidade imensa de realizar lances sensacionais!

Detalhes da Final e dos tenistas:

(Clique nas imagens para melhor vizualização)
'

Corrida de Aventura Carrasco em Ilhéus Vencedores sâo unânimes: 150 Km mais duros do ano



Carlos Augusto




Depois de 160 Km e pouco mais de 24 horas de prova sem dormir, a primeira dupla chegou 'a Catedral de Sâo Sebastião neste domingo. Os vencedores foram a equipe " Eu Vou Com Advogado Aventureiro" , que chegou as 8:20 hs. seguida imediatamente pela equipe Macaíra 2. Exaustos, os vencedores exaltaram a beleza e dureza da prova em Ilhéus. Depois da corrida na praia do sul, travessia a nado da Baía do Pontal, caiaque pelo mar até a Igrejinha, em Aritaguá, trekking, mais nado e mountain Bike em estrada e trilha, passando pela Lagoa Encantada em nova canoagem, os componentes disseram que a prova exigiu bastante, principalmente no trecho da Lagoa à noite. " Riachos que encheram e transbordaram, carrapatos, rapel, são algumas das dificuldades que drenaram nossa energia. Estamos exaustos, mais felizes por ter participado dessa prova em Ilhéus" , disse um dos participantes.

Entre os quartetos, venceram os componentes da equipe Selva, que chegaram as 09:40 hs, seguidos de "Os Cabra" (10:10) e, juntos, Macaíra e Papa Ventura (10:20).

Receberam os vencedores organizadores, população, o Superintendente de ESportes acompanhado do Prefeito Newton Lima, que ressaltou que no ano que vem Ilhéus pode esperar mais eventos de ponta.

Alberto Kruschewskuy destacou que, junto com o triathlon, Ilhéus recebeu este ano dois dos maiores eventos do país.