quinta-feira, 16 de julho de 2015

Brasil sofre, mas vence os EUA e consegue evitar eliminação na Liga Mundial de vôlei




Beat Reusser

Bruninho tocava a quadra, fazia sua oração e olhava para cima. Sabia que a missão não seria das mais fáceis. Do outro estavam os Estados Unidos, atuais campeões, que chegaram até as finais da Liga Mundial credenciados por uma primeira fase muito consistente. Para completar, o Brasil teria de passar por eles, com um placar de 3 a 0 ou 3 a 1, para poder continuar com chances de seguir vivo na competição. Foi na conta do chá. 

Nesta quinta-feira, no Maracanãzinho, derrubou o gigante e manteve a esperança de avançar às semifinais: 3 sets a 1 (28/26, 22/25, 25/22 e 27/25). Agora, a equipe só corre o risco de ser eliminada da competição caso os americanos vençam os franceses por 3 a 1 nesta sexta-feira. Se isso acontecer, as vagas serão decididas no point average. 

Na edição de 2007, já no formato atual, a seleção havia passado por situação semelhante a que viveu nesta quinta-feira ao perder o primeiro jogo para a Bulgária e entrar precisando passar pela Rússia para se manter na competição. Naquele ano, foi até a decisão e ergueu o troféu. 

Lucarelli liderou o Brasil em pontos, com 21, sendo 19 deles em ataques. Evandro veio logo atrás, com 16. Matt Anderson foi o maior pontuador do jogo, com 30, quatro deles de saque.


Polônia bate Itália e se garante nas semis

Bastou uma vitória para a Polônia avançar às semifinais da Liga Mundial, sediada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na estreia na fase final, diante da Itália, os campeões da edição de 2012 tiveram uma atuação arrasadora no primeiro set, fechando a parcial com dez pontos de vantagem. Os octacampeões passaram a fazer mais pressão no ataque, chegaram a vencer um set, mas não evitaram a derrota. Os poloneses levaram a melhor por 3 a 1, parciais de 25/15, 27/25, 20/25 e 25/20.

A Polônia obteve 3 pontos com o triunfo e, como não pode ser mais ultrapassada pela Itália (2), já se garantiu nas semifinais. A Azzurra, que não contou com quatro jogadores dispensados por indisciplina (entre eles as estrelas Zaytsev e Travica), encerrou sua participação no Grupo J com a derrota para os poloneses e a vitória por 3 sets a 2 sobre a Sérvia (1) na última quarta-feira.

Nenhum comentário: