domingo, 5 de julho de 2015

Estados Unidos goleiam Japão e conquistam Copa do Mundo de futebol feminino




Beat Reusser

Com um começo simplesmente arrasador, os Estados Unidos venceram o Japão por 5 a 2 para se sagrarem campeões do Mundial disputado no Canadá. Lloyd (três vezes), Holiday e Heat fizeram para as americanas. Ogimi e Johnston (contra) descontaram para a seleção asiática.

Foi o terceiro título das americanas, que conquistaram o torneio em 1991 e 1999 e ainda foram vice-campeãs em 2011, quando perderam justamente para as japonesas.

O jogo também teve nome e sobrenome: Carli Lloyd. A meio-campista, camisa 10 do time e de 32 anos, já havia demonstrado sua importância para a equipe aos marcar nas oitavas, nas quartas e na semi deste Mundial. Antes, já havia sido decisiva em duas finais olímpicas. Neste domingo, foi ela que transformou a partida em algo surpreendente.

Aos dois minutos, apareceu na área após cobrança de escanteio para fazer 1 a 0. Dois minutos depois, em um lance semelhante, fez o segundo. Aos 14, ela viu Holiday fazer o terceiro.Mas o melhor veio aos 16 minutos. Após recuperar a bola, ela olhou para a goleira Kaihori e chutou. Do meio de campo. E fez um dos gols mais inesquecíveis da história das Copas.

O time japonês, praticamente destruído em apenas 16 minutos, ainda conseguiu se aprumar novamente. Descontou aos 27 minutos, com Ogimi. O técnico Norio Sasaki fez duas alterações ainda na primeira etapa.

O Japão respirou. E até sonhou com uma reação histórica. Aos sete minutos do segundo tempo, Johnston contra, fez o segundo para as japonesas. Uma esperança com tempo definido: dois minutos depois, Heath aproveitou a sobra e fez o quinto para garantir o título das americanas.

Nenhum comentário: