domingo, 1 de novembro de 2015

No Judô - Mayra Aguiar perde no golden score e fica com a prata no Grand Slam






Carlos Augusto





O tombo no Mundial de Astana, em agosto deste ano, doeu e Mayra Aguiar não nega. A eliminação nas oitavas de final, a volta para casa de mãos vazias para alguém tão acostumada a estar num dos degraus do pódio da competição mexeu com ela. A disputa do Grand Slam de Abu Dhabi ganhou ainda mais importância para ela, não só pela oportunidade de mostrar sua superação na temporada, mas também por distribuir pontos importantes no ranking mundial.  Neste domingo, Mayra chegou a ter a vantagem na luta contra Marhinde Verkerk, holandesa que bateu na disputa pelo bronze nas Olimpíadas de Londres 2012. Depois da paralisação para poder conter o sangramento na boca, a brasileira voltou e viu a rival equilibrar as ações. O ouro seria decidido no golden score, devido ao empate em número de punições (2 a 2). E após 1m32s, Verkerk conseguiu o estrangulamento.

Este foi o terceiro pódio de Mayra em 2015. Ele foi campeã no Campeonato Pan-Americano de Edmonton e vice nos Jogos Pan-Americanos Toronto. Para chegar até a final do Grand Slam, venceu Mi-Young Choi, da Coreia do Sul (wazari); bateu a britânica Natalie Powell (ippon) nas quartas e a francesa Audrey Tcheumeo na semifinal (yuko).

A equipe nacional se despede do torneio com duas medalhas de prata. Além da conquistada por Mayra, Erika Miranda também assegurou a sua. No masculino, Victor Penalber disputou o bronze, mas acabou sendo derrotado pelo húngaro Laszlo Csoknyai e se despediu na quinta colocação.

No último dia de disputas, o Brasil também teve Eduardo Bettoni (90kg) no tatame. Ele venceu o eslovaco Milan Randl na estreia, mas caiu nas oitavas diante do tricampeão mundial e medalhista olímpico, Ilias Iliadis, da Grécia.

Fonte:Globo
Fotos:Foto: Divulgação IJF

Nenhum comentário: