sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Sarah Menezes bate campeã mundial, é bronze e volta ao pódio após longo jejum




Beat Reusser
A sexta-feira foi proveitosa para o judô brasileiro no Grand Slam de Tóquio, um das principais competições da temporada. Sarah Menezes conquistou o bronze na categoria até 48kg e voltou ao pódio de uma competição intercontinental após quase um ano e meio. Além disso, o país ainda teve Rafaela Silva, que venceu a campeã olímpica e mundial Kaori Matsumoto nas oitavas de final, terminando em quinto lugar.

Nesta sexta-feira, a brasileira venceu três de suas quartas lutas, incluindo a campeã mundial de 2013, a mongol Urantsetseg Munkhbat, aplicando um lindo ippon. Na semifinal, a brasileira perdeu para a japonesa Haruna Asami, vice-campeã mundial neste ano, em uma luta bem equilibrada, em que as duas conseguiram um waza-ari, mas a dona da casa triunfou por punição. Na disputa do bronze, Sarah passou pela espanhola Julia Figueroa.

Campeã mundial de 2013, Rafaela Silva também parece ter afastado a má fase. Eliminada na estreia do Campeonato Mundial em agosto, a judoca da categoria até 57kg derrotou nesta sexta-feira a campeã olímpica e mundial Kaori Matsumoto, do Japão, nas oitavas de final. A brasileira conseguiu dar uma chave de braço na rival. Na sequência, acabou perdendo nas quartas para a francesa Helene Receveaux, em um duelo que Rafaela chegou a estar vencendo por waza-ari, mas sofreu a virada. Na repescagem, a carioca passou pela cubana Aliuska Ojeda, mas perdeu para a mongol Sumiya Dorjsuren.

Nenhum comentário: