quarta-feira, 22 de junho de 2016

Messi brilha, Argentina atropela EUA e chega à terceira final seguida




Beat Reusser

É justo dizer que a Argentina nunca esteve tão confortável para acabar com o jejum como agora. Ela tem um time que pratica o futebol com gosto – quando se trata de seleções, talvez chegue a ser um privilégio. Ela tem, ainda, o melhor jogador do mundo, que nos lembra de sua genialidade a cada toque na bola, como se fosse necessário. Os coadjuvantes também têm aparecido nesta Copa América Centenário: Banega, Mascherano, Lavezzi, Higuaín. Os dois últimos se juntaram a Messi e marcaram no atropelamento sobre os Estados Unidos, por 4 a 0, na semifinal desta terça-feira, em Houston.

Klinsmann até certo ponto surpreendeu na escalação. Substituiu os três suspensos com Beckerman, Zusi e Wondolowski (não confundir com o polonês). Estava clara a mensagem conservadora, de preocupação com o que a Argentina poderia fazer. E fez. Logo aos três minutos, Messi deu aquele toque que só ele sabe por cima da defesa para Lavezzi cabecear também encobrindo Guzan e reviver Diego Maradona na comemoração, exatos 22 anos depois.

A pressão argentina resultava em total controle do jogo – os americanos não sabiam o que fazer com a bola e rapidamente a entregavam. Numa cobrança de falta magistral, Messi anotou o segundo, ultrapassando Batistuta. O 2 a 0 saiu até barato.

Klinsmann mexeu com 45 minutos de atraso. Pôs a promessa Pulisic, de 17 anos, no lugar de Wondolowski, modificando o posicionamento de algumas de suas peças. Mas o abismo técnico continuava – e a Argentina logo transformou em goleada, com ótimo cruzamento de Lavezzi para Higuaín, que precisou de dois chutes para marcar. 

Não havia mais jogo, mas ainda assim os donos da casa não conseguiram uma chance de perigo sequer – terminaram com o número zero de finalizações. Com o pé no freio, a Argentina ainda perdeu Augusto Fernández, com problema muscular, e Lavezzi, com luxação no cotovelo. E chegou ao quarto e definitivo gol na parceria entre Messi, em sua segunda assistência, e Higuaín.

Nenhum comentário: