domingo, 26 de junho de 2016

Na Stock Car - Vitórias de Max Wilson e Júlio Campos em Tarumã






Carlos Augusto






O GP da Esperança, quinta etapa dos campeonatos brasileiro e sulamericano de Stock Car, foi recheado de alternativas, disputas e ultrapassagens. As duas corridas realizadas na tarde deste domingo (26) no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul, tiveram as vitórias de Max Wilson, da Eurofarma-RC e Júlio Campos, da Axalta C2 Team.

O pódio da primeira prova foi completado pela dupla da Cimed Racing, com Felipe Fraga – que estende sua liderança no campeonato de sete para dez pontos – e Marcos Gomes. Na segunda, Thiago Camilo e Allam Khodair fecharam em segundo e terceiro após emocionante perseguição ao líder da corrida.

Rubens Barrichello, que largou da pole position, acabou não tendo um domingo positivo. O campeão de 2014, apesar de ter mantido a ponta na saída, foi perdendo posições até ser acertado na última volta pelo carro de Rafael Suzuki – que acabou sendo excluído da etapa por atitude anti-desportiva. Rubinho ainda terminou a prova na 17ª colocação, somando importantes sete pontos. A equipe Medley Full Time conseguiu trocar a suspensão traseira do carro de Rubens em 15 minutos, a tempo de permitir que largasse dos boxes na segunda prova. Resiliência que valeu ao recordista de participações na Fórmula 1 suados quatro pontos pelo 12º lugar, levando um total de 11 na etapa.

Fraga, que largou em quarto, alçou-se à liderança e passou a ser seguido por Max Wilson. O piloto da Eurofarma-RC, que venceu a segunda corrida da etapa anterior em Santa Cruz do Sul, teve paciência e atacou no momento certo, realizando bela ultrapassagem por fora na curva um logo após a abertura da 33ª das 37 voltas.

“Nosso carro estava competitivo. Economizei os pneus na primeira parte da corrida, e no final da prova eu estava em melhores condições por isso. Uma vitória que vale 30 pontos, e espero que venham mais dessas no decorrer da temporada”, afirmou Max, que se iguala a Marcos Gomes com duas vitórias na temporada. Mesmo não tendo pontuado na segunda prova, Wilson foi o maior pontuador da etapa e ocupa a quinta posição no campeonato com 84 pontos, colado no terceiro e quarto colocados da tabela – Daniel Serra com 86 e Átila Abreu com 85, respectivamente.

Daniel Serra, Valdeno Brito, Ricardo Maurício, Felipe Lapennna, Vitor Genz, Lucas Foresti e Sérgio Jimenez não fizeram o pit stop e fecharam os dez primeiros da abertura da etapa.

Na segunda corrida o grid se misturou bastante. Nove carros largaram dos boxes após reparos – um deles o do vencedor Júlio Campos – e os que estavam na ponta no início tiveram de ir aos boxes para reabastecimento. Isso permitiu a Campos abrir vantagem sendo escoltado, inicialmente, pelo companheiro de equipe Gabriel Casagrande, que depois acabou perdendo terreno para terminar em quarto lugar.

Quando Allam Khodair – que liderava a primeira corrida quando teve de parar com um problema no câmbio – passou Casagrande, trazendo Thiago Camilo consigo, começou uma perseguição para eliminar a vantagem de quase sete segundos aberta pelo curitibano na frente.

A cinco voltas do final, Camilo deu o bote, passou Khodair e começou a virar ainda mais rápido na caça ao líder. Por pouco, não deu tempo. Em seis voltas o piloto da Ipiranga-RCM praticamente aniquilou a vantagem de Campos, e a dupla cruzou a linha de chegada praticamente junta: a margem do vencedor sobre o segundo colocado foi de apenas 0s216.

“A gente nem queria economizar o carro na primeira corrida, mas logo depois da largada eu tive um furo de pneu, o carro ficou estranho, avisei a equipe e na quarta volta o pneu estourou. Como não marcaria pontos, preferi colocar o carro na garagem e focar para a segunda prova”, explicou. “Colocamos dois pneus bons e deu certo. Consegui abrir um pouco no começo, e no final passei a acelerar mais. Deu para manter a distância com a margem necessária”, apontou.

Assim Campos, em seu primeiro ano na Axalta C2 Team, volta a vencer após mais de um ano. Sua última vitória havia sido em Curitiba, no mês de abril de 2015. Até então, o paranaense não vinha tendo uma temporada muito positiva, pontuando em somente duas das nove corridas disputadas até então.

“Descobrimos um problema grave no carro durante o treino de verificação de sexta-feira aqui em Tarumã. Mexemos em tudo e começamos o acerto praticamente do zero. Tivemos uma melhora muito grande, e na corrida estamos evoluindo pouco a pouca para andarmos onde devemos estar, que é sempre entre os cinco primeiros”, analisou. Por isso, segundo Júlio, o sentimento é de alívio. “Lava a alma, com certeza. É importante fazer estes pontos para chegarmos na próxima etapa com todos na equipe motivados”, concluiu.

Cacá Bueno concluiu a segunda prova do GP da Esperança na quinta posição, seguido por Bia Figueiredo, Diego Nunes, Ricardo Zonta – que não correu a primeira bateria por um problema de motor (sua equipe passou toda a corrida trocando a peça no carro #10) -, Galid Osman e Átila Abreu fecharam os dez primeiros colocados.

A Stock Car volta à ativa dentro de três semanas para a sexta etapa da temporada 2016, a ser disputada no velocíssimo traçado do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), no dia 17 de julho.

Resultado Corrida 1:

01-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – 37 voltas em 45min28s702 (média de 149,8 km/h)
02-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – a 3s599
03-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – a 12s424
04-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 14s415
05-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 15s029
06-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 18s997
07-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 22s157
08-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 24s954
09-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 25s603
10-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – a 27s355
11-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 30s978
12-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – a 33s630
13-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – a 39s495
14-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 1 volta
15-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 1 volta
16-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 1 volta
17-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 1 volta
18-) 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 1 volta
19-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 3 voltas
20-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 3 voltas

Resultado Corrida 2*:

01-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – 24 voltas em 28min52s852 (média de 153,0 km/h)
02-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – a 0s216
03-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – a 3s911
04-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – a 19s021
05-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – a 19s338
06-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – a 28s307
07-) 70 Diego Nunes (União Química Racing) – a 29s312
08-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – a 32s265
09-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – a 41s716
10-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – a 43s146
11-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 45s985
12-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – a 47s045
13-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – a 49s602
14-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – a 53s497
15-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – a 1min00s6
16-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – a 1min04s0
17-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 1min04s9
18-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 1min08s4
19-) 66 Felipe Guimarães (Full Time-ProGP) – a 1 volta
20-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – a 1 volta
21-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – a 1 volta

Classificação do campeonato após a 5ª etapa de 12:

Felipe Fraga
01-) Felipe Fraga – 111 pontos
02-) Marcos Gomes – 101
03-) Daniel Serra – 86
04-) Átila Abreu – 85
05-) Max Wilson – 84
06-) Rubens Barrichello – 77
07-) Ricardo Maurício – 75
08-) Valdeno Brito – 73
09-) Cacá Bueno – 68
10-) Diego Nunes – 68
11-) Vitor Genz – 64
12-) Ricardo Zonta – 58
13-) Allam Khodair – 55
14-) Galid Osman – 51
15-) Sérgio Jimenez – 50
16-) Denis Navarro – 48
17-) Gabriel Casagrande – 46
18-) Thiago Camilo – 44
19-) Júlio Campos – 43
20-) Rafael Suzuki – 43

Fonte:www.autoracing.com.br
Fotos:www.stockcar.com.br

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