domingo, 28 de fevereiro de 2010

No GP de judô no Panamá, o Brasil leva 06 medalhas.



Carlos Augusto




A equipe brasileira de judô que disputa o Grand Prix Pan-Americano no Panamá somou seis medalhas no primeiro dia de competição, sendo cinco bronzes. O único ouro foi conquistado por Hugo Pessanha, na categoria até 90 kg.

As medalhas de bronze foram conquistadas por Danielli Yuri (-63kg), Helena Romanelli (-70kg), Guilherme Luna (-81kg), Alex Reiller (-100kg) e Rafael Silva (+100kg). Neste sábado, ainda lutam Taciana Lima, Raquel Silva, Rafaela Silva, Felipe Kitadai, Leandro Cunha e Bruno Mendonça.

O Brasil não conta com seus principais atletas no Panamá, como os medalhistas olímpicos Tiago Camilo e Leandro Guilheiro ou o campeão mundial Luciano Correa. Mas a presença brasileira no evento pode ser vista como estratégia política, já que o torneio é o primeiro do ano com a chancela da Confederação Pan-Americana de Judô (CPJ), órgão recém-criada em oposição à União Pan-Americana de Judô (UPJ).

As duas entidades buscam o reconhecimento da Federação Internacional de Judô (FIJ). A UPJ existe há mais de 40 anos, mas tem divergências com a FIJ. No ano passado, foi criada a CPJ, presidida por Paulo Wanderley, que também comanda a confederação brasileira. Apesar da polêmica, o torneio também vale para o ranking pan-americano, que vai decidir os classificados para o Pan de Guadalajara, no ano que vem.

Fonte:UOL

Nenhum comentário: