segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Saints conquistam primeiro Super Bowl de sua história




Beat Reusser
de Jesus





Com um erro decisivo do maior astro do futebol americano, o quarterback Peyton Manning, o New Orleans Saints derrotou o Indianápolis Colts por 31 a 17 e conquistou neste domingo pela primeira vez o título do Super Bowl, em final disputada em Miami, nos Estados Unidos.

Manning foi interceptado a menos de quatro minutos do final e liquidou qualquer chance de reação de seu time. O placar mostrava no momento 24 a 17 e os Colts precisavam de um touchdown para igualar o marcador. Só que Tracy Porter além de interceptar a bola conseguiu chegar a end zone e aumentar a vantagem para os Saints.

Precisando tirar uma diferença de 14 pontos em pouco tempo, os Colts ainda chegaram perto de um touchdown, mas os Saints foram eficazes na defesa e comemoram pela primeira vez o título máximo do futebol americano.

O Super Bowl é o maior evento esportivo dos Estados Unidos e costuma ser muito aguardado não só pelos fãs de futebol americano. Prova disso é que, para ter 30 segundos durante os intervalos comerciais do jogo, uma empresa precisa desembolsar até US$ 3 milhões (R$ 5,6 milhões).

O evento costuma ser transmitido por 200 emissoras de TV, para mais de 180 países e em cerca de 30 idiomas. O maior campeão é o Pittsburgh Steelers, que, além da temporada 2008-09, venceu o Super Bowl em 1974, 1975, 1978, 1979 e 2005.

Nenhum comentário: