sábado, 20 de fevereiro de 2010

Simon Ammann faz história com 4 ouros individuais no salto em esqui




Beat Reusser
de Jesus






O suiço Simon Ammann consagrou-se como o "rei do ski jumping" nos Jogos de Vancouver neste sábado. O esquiador já havia conquistado o ouro na prova de rampa normal (90 m) e, nesta tarde, ficou com a primeira colocação também na rampa grande (120m).

"Tenho dificuldades em encontrar as palavras. Que posso dizer? Estava tão nervoso na pista de lançamento mas não sei porquê, depois que cheguei aqui, tenho a impressão de existir uma força mágica que me permitiu saltar longe. É incrível, verdadeiramente incrível. Foi um grande dia para mim", afirmou o suíço.

A curiosidade da prova deste sábado é que o pódio da rampa grande acabou sendo formado pelos mesmos atletas e na mesma sequência da plataforma normal.


O “Harry Potter” suíço mostrou suas credenciais logo em seu primeiro salto, quando obteve a impressionante marca de 144 metros (apenas cinco a menos que o recorde da pista). Ammann registrou 138 metros em sua segunda descida e confirmou o ouro, com uma pontuação total de 269,4.

Já Adam Malysz somou sua terceira medalha de prata em Jogos de Inverno - havia conquistado o segundo lugar na rampa grande em 2002. Em Vancouver, o polonês foi o segundo colocado na plataforma normal, repetindo o feito na rampa grande ao marcar 269.4 pontos.

A terceira colocação, assim como na rampa normal, ficou com o austríaco Gregor Schlierenzauer, dono de 262.2 pontos.

O suíço Simon Ammann tornou-se o primeiro saltador de esqui da história a conquistar quatro títulos olímpicos individuais, ele venceu também os dois títulos individuais em 2002, em Salt Lake City.

Nenhum comentário: