sexta-feira, 6 de março de 2015

No Surf - Silvana Lima voa para ganhar o primeiro 10 do ano na World Surf League






Carlos Augusto






A brasileira Silvana Lima voltou a brilhar nas ondas de Snapper Rocks com o aéreo incrível que completou para ganhar a primeira nota 10 do ano no Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour. Ela arriscou a manobra porque estava perdendo a bateria para a australiana Sally Fitzgibbons e na última onda a cearense conseguiu a virada mais espetacular do Roxy Pro Gold Coast na Austrália. Silvana agora terá um tira-teima nas quartas de final com a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore na etapa que a australiana venceu no ano passado. A brasileira carimbou a faixa da defensora dos títulos com ainda imbatíveis 18,16 pontos no sábado passado e na sexta-feira se tornou a recordista absoluta com o primeiro 10 da temporada na Austrália.
 
Silvana mostrou estar totalmente recuperada das cirurgias nos dois joelhos que a fizeram perder a vaga na elite das top-17 do WCT, mas só ficou 1 ano fora e recuperou em primeiro lugar no ranking do Qualifying Series. Além dos aéreos, a cearense atacou as direitas de Snapper Rocks variando manobras modernas com pressão e velocidade para arrancar notas dos juízes. Ela quase derrotou a número 1 do mundo pela segunda vez na terceira fase que abriu a sexta-feira na Gold Coast.
 
Silvana Lima voando na primeira nota 10 do ano no WCT (Foto: Kirstin Scholtz / WSL)
 
 
A cearense vencia por 15,40 pontos somando notas 8,40 e 7,00, mas Gilmore achou uma última onda que abriu a parede para ela desferir suas manobras e vingar a derrota na primeira fase com a nota 9,00 que recebeu para totalizar 15,83 pontos. Só que a guerreira Silvana deu o troco na outra australiana que enfrentou na segunda chance de classificação para as quartas de final. Sally Fitzgibbons começou forte com várias manobras numa boa direita para largar na frente com nota 9,63. Logo ela surfa outra regular que vale 6,33, enquanto a brasileira falha nas quatro primeiras tentativas.
 
Na quinta que pegou, Silvana acelerou e voou alto num aéreo rodando perfeito aterrisando na espuma para completar a manobra que valeu a primeira nota 10 do ano para a brasileira. Só que a australiana ainda tinha uma vantagem de quase seis pontos e a cearense pegou duas ondas fracas seguidas quando a prioridade de escolha era da adversária. O tempo foi passando e tudo foi decidido na série que entrou no minuto final. Fitzgibbons pegou a da frente e foi lincando várias manobras e Silvana logo surgiu atacando a de trás com um surfe mais forte e progressivo na última onda da bateria. A nota de Sally Fitzgibbons saiu 7,33 e ela aumentou o seu placar para 16,96 pontos, aumentando o suspense para a brasileira que vibrou bastante na praia quando foi anunciado 7,73 e a vitória por 17,73 pontos, recorde do dia.
 
Coincidentemente, todas as surfistas que perderam em segundo lugar na rodada de baterias formadas por três competidoras que abriu a sexta-feira, aproveitaram a segunda chance de classificação para tentar uma revanche contra as que as derrotaram na terceira fase. A estreante na elite das top-17, Tatiana Weston-Webb, perdeu para Malia Manuel e as duas havaianas disputarão a primeira vaga para as semifinais. A segunda será disputada na terceira bateria de Silvana Lima com Stephanie Gilmore. Na chave de baixo, a australiana Tyler Wright volta a enfrentar Courtney Conlogue que passou pela repescagem como a outra norte-americana, Lakey Peterson, que também tentará vingar a derrota para a havaiana Carissa Moore na última quarta de final.
 
QUARTAS DE FINAL DO ROXY PRO GOLD COAST:
 
1.a: Malia Manuel (HAV) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Silvana Lima (BRA)
3.a: Tyler Wright (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
4.a: Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA)
 
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NO ROXY PRO GOLD COAST:
 
QUARTA FASE – Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar com 3.300 pontos:
 
1.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) 14.83 x 14.73 Dimity Stoyle (AUS)
2.a: Silvana Lima (BRA) 17.73 x 16.96 Sally Fitzgibbons (AUS)
3.a: Courtney Conlogue (EUA) 15.80 x 14.54 Nikki Van Dijk (AUS)
4.a: Lakey Peterson (EUA) x Coco Ho (HAV)
 
TERCEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA – Vitória=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Quarta Fase:
 
1.a: 1-Malia Manuel (HAV)=15.50, 2-Tatiana Weston-Webb (HAV)=12.37, 3-Sally Fitzgibbons (AUS)=11.90
2.a: 1-Stephanie Gilmore (AUS)=15.83, 2-Silvana Lima (BRA)=15.40, 3-Dimity Stoyle (AUS)=9.64
3.a: 1-Tyler Wright (AUS)=17.20, 2-Courtney Conlogue (EUA)=16.27, 3-Coco Ho (HAV)=15.33
4.a: 1-Carissa Moore (HAV)=16.10, 2-Lakey Peterson (EUA)=14.90, 3-Nikki Van Dijk (HAV)=12.03
 
Fonte:wslsouthamerica.com
Foto: Kirstin Scholtz / WSL
Texto:João Carvalho

Nenhum comentário: