domingo, 5 de junho de 2016

Djokovic bate Murray, 'tira a zica' em Roland Garros e agora tem todos os Grand Slams




Beat Reusser

A espera foi longa, as chances foram muitas, mas o final feliz acabou sorrindo para o sérvio Novak Djokovic. Neste domingo, o número 1 do mundo enfim pode comemorar o tão sonhado título de Roland Garros depois de falhar em três finais, celebrando também a conquista do Grand Slam de carreira.

Djokovic se tornou apenas o oitavo homem a conseguir triunfar nos quatro principais torneios do circuito, sendo o segundo mais velho a atingir esta marca, atrás apenas do norte-americano Andre Agassi. O feito veio com direito a virada para cima do britânico Andy Murray, na final deste domingo, com placar final de 3/6, 6/1, 6/2 e 6/4.

Outro feito atingido pelo sérvio é o de conseguir vencer os quatro Grand Slam de forma consecutiva, algo que apenas o americano Don Budge e o australiano Rod Laver conseguiram. Djokovic também fez uma rara dobradinha Australian Open/Roland Garros, algo que aconteceu apenas dez vezes na história, a última delas em 1992, com o americano Jim Courier.

Desde o título do US Open, em 2011, Djokovic vem perseguindo a conquista em Roland Garros, a única de Slam que estava faltando. Ele esteve bem perto em três oportunidades, foi às finais de 2012, 2014 e 2015, perdendo as duas primeiras para o espanhol Rafael Nadal e a última delas para o suíço Stan Wawrinka.

O sérvio é o campeão em Paris que mais teve que jogar para isso, precisando de 12 aparições no torneio até a inédita conquista. Com a taça levantada neste domingo na capital francesa, Djkovic vai a 12 e diminui a diferença para o recorde de títulos de Grand Slam, que atualmente pertence ao suíço Roger Federer com 17. Empatou na terceira colocação com o australiano Roy Emerson, atrás dos 14 de Rafael Nadal e Pete Sampras.

Nenhum comentário: