domingo, 31 de julho de 2016

Na Rio 2016 - Yane Marques vence votação e será a porta-bandeira do Brasil na abertura






Carlos Augusto






Uma mulher que vale por cinco. Yane Marques, atleta do pentatlo moderno, levará, na próxima sexta-feira, a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que será realizada no Maracanã. Em votação pública encerrada na noite deste domingo, ela recebeu 49% dos votos, e ficou na frente dos campeões olímpicos Serginho (40%), do vôlei, e Robert Scheidt (11%), da vela. Ao todo, foram 961.562 votos computados. A pentatleta, nascida em Afogados da Ingazeira,  é a segunda mulher da história a ser porta-bandeira do Brasil, depois de Sandra Pires, do vôlei de praia, em Sydney 2000. 

- Foram algumas surpresas, primeiro a indicação, agora esse resultado. Não esperava não, concorrer com duas feras, que eu admiro demais. É só alegria. Representa muito para mim, carregar a bandeira é uma situação honrosa, no meu país, país sede, todo mundo me assistindo. Quero ser uma porta-bandeira muito alegre e porta-voz do sentimento que os brasileiros, através do esporte, vão se unir - disse, em entrevista ao Fantástico da Rede Globo. 
Yane Marques tem um bronze olímpico e é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Reuters)

A pernambucana de 28 anos tem no currículo uma medalha de bronze olímpica, conquistada nos Jogos de Londres 2012, além de dois ouros (2007, no Rio, e 2015, em Toronto) e uma prata (Guadalajara, México, em 2011) em Jogos Pan-Americanos. Nos Campeonatos Mundiais, são dois pódios: prata em 2013, em Taiwan, e bronze em 2015, em Berlim, na Alemanha. Em termos nacionais, tem 11 prêmios de melhor atleta do país no pentatlo moderno, conquistados ininterruptamente desde 2005. 

O esporte de Yane é pouco conhecido no país. O pentatlo moderno é uma união de cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo, atletismo e tiro esportivo. No mesmo dia, o mesmo atleta compete e vai somando pontos referentes às suas atuações em cada prova. A última etapa é uma prova combinada de corrida e tiro esportivo. Apesar do nome, a modalidade é uma das mais antigas dos Jogos, sendo disputada desde 1912. 


A história do Brasil em Jogos Olímpicos já tem 96 anos e, de lá para cá, foram 19 porta-bandeiras diferentes, em 21 edições. Sylvio de Magalhães Padilha e João Carlos de Oliveira, do atletismo, foram os únicos que carregaram a bandeira em duas edições. Os brasileiros não participaram da Olimpíada de 1928, e em 1940 e 1948 os Jogos não aconteceram por conta da Segunda Guerra Mundial.

Na história, o atletismo é o grande celeiro de porta-bandeiras do Brasil, com oito. O basquete tem quatro e a vela vem logo em seguida com três. O judô já colocou dois atletas como porta-bandeiras e polo aquático, tiro esportivo, vôlei de praia e hipismo foram uma vez cada. O último, inclusive, foi o cavaleiro Rodrigo Pessoa.

Fonte:Globo

Nenhum comentário: