quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

No NBB 2016/2017, em jogos da 18ª rodada - Em "noite baiana" no DF, Vitória se impõe e supera o líder Brasília fora






Carlos Augusto






Defesa fez a diferença para o Vitória, que conquistou importante
 triunfo no DF (Foto: Brito Júnior / UniCeub)
Em uma ação de marketing, o time do Brasília promoveu a "noite baiana" nesta quarta-feira, para o duelo em casa contra o Vitória. Acarajé vendido do lado de fora do Ginásio da Asceb, distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim para a torcida e muito axé nos intervalos do jogo. Iniciativa interessante, mas que acabou fazendo com o rival se sentisse literalmente em casa. Apoiado na melhor defesa do campeonato, o time do Vitória teve grande atuação, limitou o líder do campeonato a sua menor pontuação jogando no Distrito Federal nesta temporada do NBB, e conquistou importante triunfo por 78 a 70.

Arthur voltou a Brasília (Foto: Brito Júnior / UniCeub)
Apesar do revés, o Brasília segue na ponta da tabela. Porém, o tropeço fez com que o time voltasse a dividir a posição com o Flamengo: 12 vitórias em 17 jogos para cada. O time candango, porém, leva a vantagem no primeiro critério de desempate: o confronto direto. 

Já o Vitória, voltou a vencer após duas derrotas seguidas e chegou ao 10º triunfo em 16 partidas. Os baianos, contudo, permanecem na sexta colocação, com a mesma campanha do Mogi, mas em desvantagem no confronto direto.

O Vitória deu uma demonstração para o público candango do porque o time tem a melhor defesa do campeonato. Intensa ao extremo do primeiro ao último minuto, a marcação baiana levou o Brasília a cometer 21 erros, além de limitar o terceiro melhor ataque do campeonato a apenas 70 pontos - menor marca da equipe do DF em casa na temporada. Destaque para Kenny Dawkins, que foi responsável por quatro dos 11 roubos de bola dos visitantes.

Baixinho Dawkins teve grande atuação e liderou o triunfo
 do Vitória na capital federal (Foto: Brito Júnior / UniCeub)
No ataque, o armador também foi o grande nome da equipe do Vitória. O baixinho anotou os primeiros 10 pontos dos baianos na partida - fundamental para impedir que os donos da casa deslanchassem logo no início. No fim, foram 24 pontos para Dawkins, o cestinha do jogo. 

No lado do Brasília, o ataque não fluiu como vem sendo costume na temporada. Principal arma ofensiva da equipe, o pivô Lucas Mariano ficou preso na marcação do Vitória e terminou com apenas dois pontos. Com dificuldades para distribuir suas assistências, o armador Fúlvio acabou muitas vezes partindo ele próprio para a decisão e terminou como principal pontuador da equipe, com 19, mas o desempenho não foi suficiente para evitar a derrota.

Nascido em Brasília e ídolo do time da cidade, onde atuou por dez anos e ajudou a conquistar os tricampeonatos do NBB  e da Liga Sul-Americana, além da Liga das Américas, o ala Arthur atuou pela primeira vez no Ginásio da Asceb com a camisa do Vitória. Mesmo adversário, recebeu os cumprimentos da torcida candanga, além do reencontro com inúmeros amigos do time e da comissão técnica do clube.

Vitória conquistou importante triunfo atuando no Distrito Federal (Foto: Brito Júnior / UniCeub)

Em quadra, o camisa 4 foi discreto na maior parte do tempo, mas apareceu bem último quarto, convertendo uma cesta de três e dois lances livres que foram fundamentais para a equipe do Vitória.

Pontuações:

Brasília
Titulares: Fúlvio (19), Giovannoni (15), Pilar (14), Deryk (5) e Lucas Mariano (2).
Reservas: Jefferson (6), Alex (5), Alemão (4), João (0).

Vitória
Titulares: Dawkins (24), Coimbra (12), Hayes (11), Keyron (10), Arthur (8).
Reservas: Renato (7), Braga (3), André (3), Mariano (0).

Próximos duelos:

Com longa série de jogos em casa, o Brasília volta a atuar no Ginásio da Asceb já nesta sexta-feira, quando recebe o Basquete Cearense, novamente às 20h (de Brasília).

Já o Vitória vai até Belo Horizonte, onde enfrenta o Minas, também na próxima sexta-feira, às 19h (de Brasília)

Confira os resultados desta quarta no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:



Fonte:Globo, LNB e www.resultados.com

Nenhum comentário: