sábado, 26 de março de 2016

No Judô - Rafaela Silva fica com ouro, e Érika leva bronze no 1º dia do GP da Geórgia






Carlos Augusto






Rafaela Silva venceu quatro lutas até chegar
 ao ouro na Geórgia (Foto: Divulgação IJF)
A brasileira Rafaela Silva subiu no degrau mais alto do pódio no primeiro dia do Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Pela categoria até 57kg, ela venceu a rival Nora Gjakova, do Kosovo, com um ippon em uma eficiente chave de braço. Rafaela é atualmente a 16ª do ranking da categoria. Gjakova, a 22ª. Em um golpe inteligente e realizado com categoria, a brasileira não deu chance para a oponente e garantiu a vitória e a sua medalha de ouro. Na divisão até 52kg, Érika Miranda ficou com o bronze.

Dos torneios que contam pontos no ranking internacional, o GP é o segundo com menos peso, acima apenas dos abertos continentais. Mas os 300 pontos conquistados com o ouro farão com que Rafaela ultrapasse, por exemplo, a alemã Miryam Roper, atualmente 13ª no ranking e derrotada pela brasileira na segunda luta da caminhada em Tbilisi. 

Antes da final, além da alemã, Rafaela venceu outras duas lutas para se classificar. Primeiro, superou Rushana Nurjavova (74ª do ranking), do Turcomenistão, por ippon. Na semifinal do torneio, foi a algoz da sérvia Jovana Rogic (24ª), que eliminara a romena Corina Caprioriu, segunda do ranking.

Rafaela Silva comemora no pódio a conquista da medalha de ouro (Foto: Divulgação IJF)

Na briga pelo bronze de sua categoria, Érika Miranda, terceira do ranking até 52kg, enfrentou Gulbadam Babamuratova (10ª), do Turcomenistão. A brasileira foi eficiente e agressiva durante todo o combate e conseguiu vencer por um yuko, pressionando e dominando as ações. 

Mais cedo, ela havia vencido a espanhola Laura Gomez (25ª) na estreia. Em seguida, acabou sendo derrotada pela atleta da casa Mariam Janashvili (165ª). Na repescagem, a brasileira passou por Tsolmon Adiyasambuu (15ª), da Mongólia, e conseguiu chegar à disputa por medalha. 

Érika Miranda ficou com a medalha de bronze (Foto: Divulgação IJF)

Entre os homens, o único representante do Brasil nesta sexta-feira foi Eric Takabatake (60kg). O judoca saiu vitorioso em dois confrontos disputados. No entanto, perdeu duas lutas e acabou fora da disputa por medalhas, terminando na sétima posição da sua categoria. 

A competição se estende no fim de semana. Neste sábado, o Brasil será representado por Marcelo Contini (73kg). Domingo é a vez de Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). 

Fonte:Globo
Fotos:Divulgação IJF

Nenhum comentário: