quinta-feira, 24 de março de 2016

No NBB 2015/2016, em jogos das rodadas 28 e 29 - Com direito a “filme repetido”, espanhol Alvaro Calvo brilha, e Vitória ganha confronto direto pelos playoffs contra o Caxias em plena serra gaúcha






Carlos Augusto





Esse filme já aconteceu uma vez. No primeiro turno, o Universo/Vitória levou a melhor sobre o Banrisul/Caxias do Sul, em Salvador (BA), por 74 a 65, com atuação decisiva de Alvaro Calvo, autor de 25 pontos na ocasião. Quase três meses depois, agora no Rio Grande do Sul, o espanho voltou a brilhar, e o clube baiano ganhou mais uma sobre os caxienses, desta vez em pleno Ginásio Vasco da Gama, pelo placar de 76 a 72.

Cestinha absoluto do rubro-negro baiano no NBB CAIXA, Calvo teve mais uma atuação de gala e foi fundamental para mais um triunfo de sua equipe. Com 28 pontos, sendo 11 deles no último quarto, e mais dez rebotes, o camisa 13 totalizou 26 de eficiência e deixou a quadra como “o cara” da equipe nordestina no confronto entre os estreantes desta edição do campeonato nacional.

Com o expressivo resultado em solo gaúcho, o Vitória entrou na zona de classificação dos playoffs e agora está na 12ª colocação, com oito triunfos em 26 partidas (30,8% de aproveitamento). Já o Caxias deixou o grupo dos 12 primeiros colocados e caiu para a 13ª posição, com campanha de oito êxitos em 27 partidas (29,6% de aproveitamento).

Outros destaques da equipe nordestina foram o armador norte-americano Kojo Mensah, responsável por 15 pontos em 17 tentados (88,2% de aproveitamento), e o ala Edu Mariano, autor de 13 pontos, três rebotes, três assistências e 15 de eficiência.

Pelo lado caxiense, os destaques ficaram por conta dos alas Betinho e Rafael Stabile, ambos com a mesma marca de 19 pontos e oito rebotes. Quem também apareceu bem foi o pivô Marcão, com 12 pontos, e o armador Gustavinho, que deixou a quadra com cinco pontos, cinco rebotes, seis assistências, dois roubos de bola e 14 de eficiência.

Restando pouco menos de cinco minutos para o fim do jogo, a vantagem do Vitória era de dez pontos (71 a 61) e tudo parecia caminhar para um tranquilo triunfo baiano. No entanto, a tranquilidade foi embora rapidamente, pois o time da casa, empurrado por sua torcida, emplacou uma corrida de 10 a 0 nos três minutos seguintes e empatou o confronto com menos de dois minutos para acabar (71 a 71).

Mesmo com o Ginásio Vasco da Gama em êxtase, a equipe do técnico Régis Marrelli soube manter a cabeça no lugar e não cedeu à pressão dos gaúchos. Já no minuto final, Calvo foi para a linha dos lances livres e converteu as duas tentativas (73 a 71). Em seu ataque, o Caxias cometeu um desperdício de bola e deu a posse aos baianos, que retornaram à linha dos lances livres, desta vez com Edu Mariano, autor de uma das cobranças (74 a 71).

Quando teve a bola nas mãos, o time gaúcho também sofreu contato faltoso e foi para a linha dos tiros livres. Restando seis segundos para acabar, Rafael Stabile acertou apenas uma das tentativas e reduziu a diferença para dois pontos (74 a 72). Desesperados, os donos da casa apelaram para a falta rápida justamente no nome do jogo, Calvo, que não titubeou, mostrou sangue frio e converteu as duas cobranças a quatro segundos do fim (76 a 72), o que garantiu o heroico êxito do Vitória.

Depois do importantíssimo êxito no Rio Grande do Sul, o time do técnico Régis Marrelli terá mais dois jogos pela frente na fase de classificação, ambos fora de casa, contra EC Pinheiros (sexta-feira) e Solar Cearense (terça-feira). Por sua vez, o Caxias finalizará sua participação na primeira fase de sua temporada de estreia no NBB CAIXA também contra o EC Pinheiros, na próxima terça-feira (29/03), novamente em casa, Ginásio Vasco da Gama, às 20 horas.

Confira os resultados desta quarta, dia 23/03, no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:




Fonte:Liga Nacional de Basquete
Fotos:Marcus Bueno/Banrisul Caxias do Sul

Nenhum comentário: