quinta-feira, 31 de março de 2016

No Surf - Mar melhora um pouco em Bells, mas homens ganham novo dia de folga




Carlos Augusto



Alessa Quizon encaixa boa batida para ir
às quartas de final (Foto: Reprodução/WSL)
Apenas as mulheres competiram em Bells Beach nesta quarta-feira à noite (tarde de quinta no horário de Austrália). As ondas na famosa praia australiana melhoraram em relação aos último dias, no entanto, como a segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL) reúne tanto a disputa masculina quanto a feminina, a Liga Mundial de Surfe (WSL) decidiu retomar a disputa apenas na chave das meninas. Com ondas pequenas e vento terral, condições consideradas mais apropriadas para as melhores surfistas do mundo entrarem em ação, foi disputada a quarta fase, em Winkipop, pico alternativo da etapa. A expectativa é que chegue um swell (ondas maiores e com bom vento) nos próximos dias para que seja retomada a chave masculina – já são três dias de paralisação para o Brazilian Storm e os gringos. A janela para realização do evento vai até o dia 5 de abril.

Quando a disputa for reiniciada na chave masculina, o brasileiro Italo Ferreira vai duelar com o americano Nat Young e o australiano Julian Wilson na primeira bateria da quarta fase, em que o ganhador avança diretamente para as quartas de final e os derrotados disputam a quinta fase (repescagem). Além do potiguar, o Brasil ainda conta com outros dois representantes vivos na competição: os paulistas Wiggolly Dantas e Caio Ibelli.

Encerrada na noite do último domingo (no horário de Brasília), a terceira fase não foi nada boa para alguns dos principais nomes do surfe mundial. De uma tacada só, os campeões mundiais Gabriel Medina, Joel Parkinson e Kelly Slater foram eliminados por oponentes menos credenciados para obterem um grande resultado em Bells.

O grande destaque brasileiro nas seis baterias que aconteceram no domingo foi o paulistano Caio Ibelli. A despeito de também ser um calouro no Circuito Mundial, Caio, de 22 anos, conseguiu uma vitória maiúscula contra a fera havaiana John John Florence, ao descolar uma onda que lhe rendeu nota 7,87 nos momentos finais.

O Brazilian Storm entrou com oito surfistas em Bells Beach: Mineirinho, Medina, Italo Ferreira, Caio Ibelli, Alex Ribeiro, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Jadson André. Lesionados, Filipe Toledo, que vai ficar das próximas duas etapas, e Alejo Muniz, ainda em recuperação de uma lesão no joelho, foram os desfalques. A terceira e última etapa da perna australiana será em Margaret River, de 8 a 19 de abril. 

Baterias da quarta fase masculina

1. Italo Ferreira (BRA) x Nat Young (EUA) x Julian Wilson (AUS)
2. Matt Wilkinson (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA) x Mason Ho (HAV)
3. Mick Fanning (AUS) x Jordy Smith (AFS) x Conner Coffin (EUA)
4. Michel Bourez (TAH) x Caio Ibelli (BRA) x Davey Cathels (AUS)

Baterias da quarta fase feminina

1. Alessa Quizon (HAV) 15,67 x Biacan Buitendag (EUA) 14,97
2. Malia Manuel (HAV) 15,66 x Stephanie Gilmore (AUS) 15,87
3. Nikki Van Dijk (AUS) 14,27 x Tyler Wright (AUS) 14,44
4. Bronte Macaulay (EUA) 11,10 x Tatiana Weston-Webb (HAV) 16,93

Baterias de quartas de final feminina

1. Sally Fittzgibbons (AUS) x Alessa Quizon (HAV)
2. Carissa Moore (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)
3. Courtney Conlogue (EUA) x Tyler Wright (AUS)
4. Johanne Defay (FRA) x Tatiana Weston-Webb (HAV)

Fonte:Globo

Nenhum comentário: