quinta-feira, 24 de março de 2016

Na Copa do Nordeste de 2016 - CRB, Sport, Ceará, Bahia, Campinense, Fortaleza, Santa Cruz e Salgueiro passaram para a próxima fase da competição





Carlos Augusto





A primeira fase da Copa do Nordeste, enfim, chegou ao final. CRB, Sport e Ceará confirmaram a liderança de seus respectivos grupos e garantiram a vaga, juntando-se a Bahia e Campinense, que estavam classificados. Entre os três melhores segundos colocados, passaram Fortaleza, Santa Cruz e Salgueiro.

Na próxima fase, os times se enfrentarão no formato de mata-mata, sendo que os confrontos serão definidos em sorteio, que acontece nesta quinta-feira à tarde. Os quatro líderes de melhor campanha, Bahia, Campinense, Ceará e Sport farão parte do bloco 1, enquanto CRB, Fortaleza, Santa Cruz e Salgueiro estarão no bloco 2.

Os quatro clubes do bloco 1 terão a vantagem de fazer a segunda partida em casa. Em compensação, não haverá vantagem alguma para os times de melhores campanha em caso de empate no mata-mata. Neste caso, o critério de desempate será o gol marcado fora de casa. Persistindo a igualdade, a decisão vai aos pênaltis. 

Ceará venceu o Vitória da Conquista com gol de Assisinho
Com a definição dos dois blocos, as quartas-de-final poderão ter dois grandes clássicos do futebol nordestino e brasileiro. O Ceará tem possibilidades de encarar o arquirrival Fortaleza, enquanto Sport pode enfrentar o Santa Cruz.

A classificação mais emocionante foi justamente a que definiu a última vaga. Até os 34 minutos do segundo tempo, o Fortaleza apenas empatava com River-PI, por 1 a 1, no Albertão, em Teresina (PI). O gol de Pio, em pênalti, garantiu a vitória do Leão, por 2 a 1, em jogo dramático até o último minuto.

Juninho abriu o placar para os visitantes e Tote empatou para os piauienses, que acabaram em terceiro no Grupo D, com seis pontos. O Fortaleza passou como o terceiro melhor segundo colocado. O clube somou dez pontos, assim como o Sampaio Corrêa, mas levou vantagem nos gols pró: 9 a 8.

O Sampaio fez a lição de casa, mas não o suficiente. O time maranhense venceu o Flamengo-PI, por 2 a 1 de virada, no Estádio Castelão, em São Luís (MA), e perdeu a chance de fazer saldo. Afinal, pegou o lanterna do Grupo E e time de pior campanha no torneio, com um ponto. A Bolívia Querida acabou na vice-liderança da chave.

O melhor segundo colocado foi o Salgueiro, que fez a lição de casa, bateu o Imperatriz-MA por 4 a 1, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. Berger, Cássio Ortega, Rodolfo Potiguar e Anderson Lessa marcaram os gols do Carcará, vice-líder do Grupo A, com dez pontos. Os maranhenses acabaram na lanterna, com apenas quatro.

Nada de compadres! O Ceará tratou de eliminar o Vitória da Conquista ao vencer o adversário pelo placar de 1 a 0, no Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), com gol do meia Assisinho. O Vozão acabou na ponta do Grupo E, com 13 pontos. Em terceiro, com dez, o time baiano acabou eliminado.

Sob os olhares do meia Diego Souza, de volta ao clube, o Sport derrotou o Botafogo-PB por 3 a 1, na Ilha do Retiro quase vazia. Renê, Vinícius Araújo e Samuel Xavier marcaram os gols do Rubro-negro, que avançou como líder do Grupo D, com 11 pontos. O Belo, que descontou ciom Carlinhos, terminou na lanterna, com cinco pontos.

Não faltou vontade desde o primeiro minuto, mas com pouca inspiração ofensiva, o CRB só empatou sem gols com o Estanciano-SE, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O Galo, do técnico Mazola Júnior, terminou na liderança do Grupo B, com dez pontos. Os sergipanos acabaram no último lugar, com cinco.

Zé Roberto fez o gol da vitória do Bahia sobre o Santa cruz
Apesar de entrar em campo já classificado, o Bahia fez um belo espetáculo contra o Santa Cruz, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O Tricolor Baiano venceu, por 1 a 0 com gol de Zé Roberto, e 100% de aproveitamento. Time terminou a primeira fase na ponta do Grupo C, com 18 pontos. A Cobra Coral acabou com 10 pontos, e passou como segundo melhor segundo colocado.

Campinense e ABC abriram a última rodada. A partida não valia nada para nenhuma das duas equipes. A Raposa já entrou em campo com a classificação e a primeira posição do Grupo A garantidas, enquanto a eliminação do ABC já estava sacramentada independente do resultado da partida, que terminou em vitória rubro-negra por 4 a 0. O time de Francisco Diá manteve a invencibilidade e somou 16 pontos. O Alvinegro somou apenas quatro e terminou na lanterna.

Mesmo com o jogo não valendo nada, o Confiança-SE bateu o Juazeirense-BA, por 2 a 0, e conquistou sua primeira vitória na competição no Estádio Batistão, em Aracaju. Com o resultado, o Dragão fechou a participação na terceira colocação do Grupo C, com apenas cinco pontos. Já o time baiano terminou na lanterna da chave com três pontos.

América e Coruripe empataram por 1 a 1, na Arena das Dunas em Natal. Com o resultado, nenhum dos dois times conseguiram a classificação. O Mecão fechou sua participação, na segunda posição do Grupo B, com nove pontos. Enquanto isso, ficou na terceira colocação da chave, com oito pontos.



Fonte:FI
Fotos:Facebook oficial EC Bahia e Christian Alekson/CearáSC.com

Nenhum comentário: