sábado, 26 de março de 2016

No NBB 2015/2016, em jogos da 28ª e 29ª rodada, Rio Claro tem reação espetacular no último quarto e conquista grande vitória sobre o Brasília em sua última partida na fase de classificação






Carlos Augusto





O Rio Claro Basquete fechou sua participação na fase de classificação da atual temporada do NBB CAIXA com uma vitória para lá de empolgante. Com reação incrível no último quarto, os comandados de Dedé Barbosa bateram o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, fora de casa, por 68 a 66, e voltaram a vencer após três derrotas seguidas.

O Rio Claro entrou no quarto período perdendo por 13 pontos e aos poucos foi diminuindo a diferença. A menos de 40 segundos do fim, a desvantagem era de apenas dois tentos (66 a 64), e com belo passe de Eric Tatu e oportunismo de Daniel Alemão, a equipe paulista empatou a partida. Em sua última posse, os rio-clarenses passaram a frente no placar, com mais uma participação de seu armador, que converteu arremesso de 2 pontos a um segundo do fim. O Brasília ainda teve a oportunidade de empatar, mas Guilherme Giovannoni errou o arremesso e o cronômetro zerou.

No último período a equipe rio-clarense foi dominante. O time teve aproveitamento muito superior aos rivais (72,2% contra 28,9%) e venceu o quarto, por 26 a 11. Um dos responsáveis foi Daniel Alemão, que fez oito pontos em 12 tentados, além de três rebotes na etapa final.

O Rio Claro encerrou sua participação na fase de classificação do NBB CAIXA com 13 vitórias em 28 jogos, e agora torce contra o Franca, na briga por uma vaga no G-8. O Brasília chegou a nona derrota em 27 jogos, e permanece na disputa pelo G-4. Para ficar com a quarta posição, o time candango precisará torcer por uma derrota do Solar Cearense contra o Universo/Vitória na rodada final.

Não há como destacar apenas um nome na vitória do Rio Claro. Tatu, com 14 pontos e oito rebotes, Gui Deodato, com 15 tentos, cinco assistências e quatro roubos, Dedé, com 13 tentos, e Daniel Alemão, com 12 pontos e seis rebotes, foram alguns dos personagens principais da partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Vice-líder de rebotes na temporada, com média de 8,48 por partida, Teichmann mais uma vez foi bem. Foram nove pontos, oito rebotes e cinco assistências, para o ala/pivô, que tem sete duplos-duplos nesta edição do NBB CAIXA.

Apesar do placar apertado, o Rio Claro teve aproveitamento bem superior a equipe candanga. O time paulista converteu 51,1% dos pontos que tentou, contra 39,1% do Brasília.

Mesmo com 23 bolas perdidas na partida, os visitantes conseguiram voltar a vencer pelo NBB CAIXA. Muito se deve a melhora no quesito no quarto final, em que o time desperdiçou apenas três posses, o que levou a uma excelente eficiência no período (43 contra cinco do Brasília).

O Brasília tem mais um jogo a fazer no NBB CAIXA 2015/2016, diante do Decisão Engenharia/Minas, terça-feira (29/03), em Belo Horizonte (MG). Já o Rio Claro realizou hoje sua 28ª partida e última na fase de classificação da competição e aguarda o início dos playoffs.

Confira os resultados desta sexta, dia 25/03, no NBB:



Veja como ficou a classificação:



Confira os próximos jogos no NBB:



Fonte:Liga Nacional de Basquete
Fotos:Brito Júnior/UniCEUB

Nenhum comentário: