Beat Reusser
Não foi neste sábado que a norte-americana Serena Williams conseguiu igualar a marca de 22 títulos de Grand Slam da alemã Steffi Graf. Na final de Roland Garros, a número 1 do mundo parou diante de uma inspirada Garbiñe Muguruza, que bateu mais forte na bola, venceu em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4, e se tornou a primeira espanhola a triunfar em Paris desde 1998.
Curiosamente, o último título espanhol no torneio havia acontecido também em uma final envolvendo representantes da Espanha e dos Estados Unidos. Há 18 anos, Arantxa Sánchez Vicario bateu a norte-americana Monica Seles na decisão e levou a taça para o seu país.
A conquista de Muguruza é a maior de sua carreira e lhe renderá também seu melhor ranking, alcançando a vice-liderança da WTA, atrás apenas de Serena. Além dos louros da vitória, a espanhola levará para casa uma merecida e vultosa premiação pelo titulo no saibro parisiense, faturando 2 milhões de euros. Serena não deixa o torneio de mãos abanando e leva 1 milhão.
Em sua terceira tentativa de igualar a marca de 22 Slam de Graf, a norte-americana novamente chegou bem perto. Desde que chegou aos 21 títulos, ela foi semifinalista no US Open do ano passado e nesta temporada perdeu as finais em Paris e na Austrália, amargando pela primeira vez dois vices seguidos nos quatro principais torneios do circuito.
Disputando sua segunda final de Grand Slam, a espanhola havia perdido justamente de Serena no ano passado em Wimbledon, dando o troco desta vez. Esta foi a sua segunda vitória em cinco duelos com a número 1 do mundo, todos nos quatro maiores torneios do circuito, sendo que ambos os triunfos vieram em Roland Garros (2014 e 2016).
Nenhum comentário:
Postar um comentário