sábado, 19 de junho de 2010

Fantasma de 82 volta a rondar a Argélia




Augusto Fontes






Vinte e oito anos se passaram, o comportamento de alemães e austríacos no 'jogo da vergonha' foi devidamente execrado pela história do futebol e até a Fifa mudou o regulamento da Copa do Mundo, fazendo com que os jogos da terceira rodada - a decisiva - de cada grupo fossem disputados no mesmo horário. Tudo para evitar que se repetisse o Alemanha 1 x 0 Áustria da Copa de 82, verdadeiro jogo de compadres que classificou as duas seleções e eliminou a Argélia pelo saldo de gols.

E não é que os argelinos podem viver o mesmo drama novamente? Isso mesmo. O empate desta sexta-feira com a Inglaterra deixou a seleção africana com chances de classificação às oitavas de final, mesmo estando em último no grupo C, com apenas um ponto. Mas para isso, terá que vencer os Estados Unidos (dois pontos) na última rodada e esperar o resultado de Inglaterra x Eslovênia.

E é aí que mora o perigo. Se a Argélia ganhar seu jogo por apenas 1 a 0, correrá o risco de ver a triste história se repetir. Nesse caso, uma vitória da Inglaterra pelo mesmo placar sobre a Eslovênia classificará ingleses e eslovenos. Os argelinos terminariam com quatro pontos, saldo zero e um gol marcado. A Eslovênia teria os mesmos quatro pontos e saldo zero, mas com três gols pró. E o English Team avançaria em primeiro no grupo, com cinco pontos.

Não dá para dizer que seria um 'jogo de compadres', já que os confrontos serão simultâneos, mas imagine como seriam os minutos finais de Inglaterra 1 x 0 Eslovênia sabendo que o jogo da Argélia acabou de terminar, também com o 1 a 0 no placar?

Para evitar qualquer risco, o melhor negócia para a Argélia é vencer os americanos logo por dois ou mais gols de diferença. Aí não tem jeito para armação.

Nenhum comentário: