domingo, 29 de março de 2009

Dobradinha da Brawn no GP da Australia com Button e Barrichello






Carlos Augusto com a F-1





Foi realizado neste domingo, dia 29/03/2009, às 03h., horário de Brasília, a 1ª etapa do mundial de Formula-1, a abertura da tempora com GP da Australia, no circuito de Melbourne, que tem pista abrasiva e media para alta velocidade, com 16 curvas e uma capacidade para 80 mil pessoas, tendo uma extensão de 5.303Km, sendo percorrido 307.547Km, e a prova concluida com 58 voltas.


Teve o Grid de lagada formado pelo Pole J.Button, 2º R. Barrichello, 3º S.Vettel, 4º R, Kubica, 5º N.Rosberg, 6º F. Massa, 7º K. Raikkonen, os pilotos F.Alonso, N.Piquet e L.Hamilton largaram em 12º, 15º e 18º posições respectivamente.


Uma Largada que o Rubens Barrichello ficou parado, logo atrás, Robert Kubica teve de esforçar para desviar. No fim da reta, pelo lado interno da curva, Rubens, então sétimo colocado, viu-se fechado e tocado por Mark Webber. Ainda no traçado, tornou-se alvo de Heikki Kovalainen.


Rubens saiu com um pedaço da asa dianteira esquerda avariado, tanto que continuou na pista sem precisar trocar o limpa-trilhos. Aos outros envolvidos, o Heikki Kovalainen teve de abandonar a prova com a suspensão destruída, enquanto Webber teve de trocar a parte frontal, já outro que se envolveu na história foi Adrian Sutil, também se viu obrigado a ir aos pits para reparos.


Sem Barrichello, Button impôs-se diante de Sebastian Vettel e sua Red Bull, abrindo diferença de 4s rapidamente. O alemão engatou uma sequência de voltas rápidas, desgarrando de Felipe Massa.


Na volta de numero 18, o piloto Kazuki Nakajima fazia uma bela prova de recuperação, saindo de 11º para quarto, foi quando passou por cima da zebra externa da curva 3, rodou e foi ao muro. O safety-car, com certa demora, foi acionado pela direção de prova. Barrichello aproveitou o ensejo para trocar a asa dianteira e voltou em décimo, quase batendo nos boxes com Sébastien Buemi. Quem pouco merece algo é Giancarlo Fisichella, que passou a ter no currículo a proeza de errar a entrada na posição dos boxes da Force India, e quase prejudicando na prova.


Depois de 6 voltas na pista, o Safety-Car saiu dando uma nova largada, Button desgarrar-se de Vettel, já Nelson Piquet, que mostrava certa evolução, com problemas de freios perdeu o controle do carro no fim da reta principal e parou na brita. Num primeiro momento imaginou-se que foi um toque de Rosberg, pois esta ultapassando, mas confirmado por Nelson que foram os freos, com isso Rosberg passou a oculpar a quinta colocação.


Na volta de numero 46, o GP da Australia seguia em banho-maria até quando Massa na terceira colocação foi lentamente na pista, conseguindo levar a sua Ferrari aos boxes dando uma sequencia de maré ruin em Melbourne, abandonando com problemas mecanicos.


Na volta de numero 56, sem chace de brigar pela vitória, Vettel e Kubiça resoulveram brigar pela seguanda colocação , Kubica pôs por fora na curva 2 e parecia levar a posição. O alemão prolongou a freada. Houve o toque, e por conta dele Robert acabou atravessado. Com os carros despadaçados, os dois seguiram. Pensaram que tudo estava bem. Quase sumultaneamente, foram parar no muro. Kubica estancou; Vettel, com a suspensão dianteira esquerda absolutamente quebrada, teimou em continuar. Ainda completou uma volta naquele estado até parar de vez. Os dois, sim, entregaram de bandeja o ingresso do segundo lugar a Barrichello.


Assim, depois de 45 anos uma estreante ganha uma prova e faz dobradinha, lembrando a equipe da Mercedes Bens a atual fornecedora de motores da escuderia Brawn GP. Ficando a classificação do GP da Australia da seguinte forma.









01 - Jenson Button

02 - Rubens Barrichello

03 - Jarno Trulli

04 - Lewis Hamilton

05 - Timo Glock

06 - Fernando Alonso

07 - Nico Rosberg

08 - Sebastien Buemi

09 - Sébastien Bourdais

10 - Adrian Sutil

11 - Nick Heidfeld

12 - Giancarlo Fisichella

13 - Mark Webber

14 - Sébastian Vettel

15 - Robert Kubica

16 - Kimi Raikkonen


Abandonos:


Felipe Massa, Nelson Piquet, Kazuki Nakajima e Heikki Kovalainen.


A McLaren alegou aos comissários que a ultrapassagem de Jarno foi ilegal, pois o italiano teria cometido o erro antes de o carro de segurança entrar no circuito. Caso a direção da prova entenda que o time de Woking tem razão, Hamilton subirar ao terceiro posto, enquanto Trulli pode receber uma punição de 25 segundos que o derrubaria para a 12ª colocação. Portanto a classificação pode sofrer alteração.


Classificação mundial de pilotos:


01 - Jenson Button = 10 pontos

02 - Rubens Barrichello = 08 pontos

03 - Jarno Trulli = 06 pontos

04 - Lewis Hamilton = 05 pontos

05 - Timo Glock = 04 pontos

06 - Fernando Alonso = 03 pontos

07 - Noco Rosberg = 02 pontos

08 - Sebastien Buemi = 01 pontos


Classificação mundial de escuderias:


01 - Brawn GP = 18 pontos

02 - Toyota = 10 pontos

03 - McLaren = 05 pontos

04 - Renault = 03 pontos

05 - Williams = 02 pontos

06 - Toro Rosso = 01 ponto


As equipes Ferrari, BMW, Force India e Red Bull não pontuaram


A próxima etapa da Formula-1, será realizada no dia 05/04/2009, domindo que vem, o GP da Malasia no circuito de Sepang.


Vimos um começo de temporada muito diferente de varios anos, uma estreante fazer dobradinha, o piloto Rubens Barrichello ressurgiu das cinzas como uma Fênix, uma bela estreia do piloto Suiço Sébastien Buemi, inclusive pontuando na sua primeira prova de F-1, e as duas grandes Ferrari e McLaren deixando a desejar, mas é o inicio e nós sabemos o poder de recuperação dessas duas equipes no Comando de Stefano Dominicalle e Rom Dennis, portanto vamos ter em 2009 uma belíssima temporada, até mais.


Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus


Nenhum comentário: