quinta-feira, 19 de março de 2009

Opinião do Toque Esportivo sobre as mudanças na F-1
















Carlos Augusto e Baet Reusser
comentando mudança na F-1


Depois de decisão unilateral do Chefe da FOM(Formula One Management), o sr. Bernie Ecclectone, que já a vários anos vem fazendo mudanças na Formula-1, para tentar fazer com que a categoria venha a ser mais emocionante e atrativa para todo o mundo. Impôs para esta temporada de 2009, uma mudança em que o piloto da F-1 para ser campeão vai ter quem vencer mais etapas no final da temporada, se caso dois pilotos terminarem empatados com o mesmo numero de vitórias ai sim serão usados a contagem de pontos para o critério de desempate, conhecendo assim o campeão da temporada.

O Toque-Esportivo, depois de lermos e ouvirmos varias opiniões contrarias a esta decisão, como de pilotos, ex-pilotos, comentaristas da area e da FOTA(Associação de Equipes de F-1), onde a atitude do sr. Ecclestone de impôr esta mudança, faz com que os fãs da categoria afastem-se por não entenderem tantas mudanças e prejudicando o espetaculo do circulo da F-1 que é feita pelos pilotos e equipes.

Esta mudança será boa se caso tenha uma final como a da temporada de 2008, onde o piloto Filipe Massa(FER) lutava pelo titulo contra o Inglês Lewis Hamilton(MCL), e chegaram na ultima etapa da temporada(Interlagos), cada um com cinco vitórias, forçando os pilotos a brigarem pelo posto mais alto do podium, tornando a disputa mais emocionante. Agora vamos olhar por outro lado, inicio de temporada um piloto de uma equipe ganhe as duas primeiras etapas, a equipe passaria a trabalhar por este piloto, fazendo que o outro seja o segundo piloto, muito ruim para todos os pilotos, metade deles deixariam de ser competitivos, pois o campeonato acabou para eles. Também se um piloto chegar a ganhar das dez primeiras etapas, sete delas, como já tivemos grandes pilotos como Airton Senna, Nigel Mansell, Alan Prost e o Proprio M. Schumacher, que já chegaram a ganhar até 7, 8 e 9 provas iniciais, com isso a F-1 perderia a emoção, pois já teríamos um campeão virtual, matando o resto da temporada.

O toque-Esportivo também é contra a esta mudança, achamos que a F1- vai ficar sem sentido e vai perder o Glamour que é tradicional na categoria, agora regras são regras, equipes e pilotos vão disputar esta temporada com esta formatação e se adequar a elas, esperamos que tenha bons resultados, pois se não funcionar, por favor sr. Ecclestone volta atrás e mude para a temporada de 2010, o tradicional sistema de contagem de pontos.


Carlos Augusto e Baet Reusser

Nenhum comentário: