domingo, 22 de março de 2009

Nadal humilha Murray e é campeão em Indian Wells






Beat Reusser de Jesus







O espanhol Rafael Nadal não deu a mínima chance para o escocês Andy Murray e passeou na decisão do Masters de Indian Wells, ao vencer por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2.

O atual número um do mundo passou pelo rival, quarto do ranking da ATP, em uma hora e 20 minutos de partida. Nadal e Murray já tinham decidido este ano o torneio de Roterdã, na Holanda, e o escocês venceu por 2 a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/0.

Esta é a 13ª vez que o ibérico conquista um torneio deste nível, cuja pontuação só fica abaixo dos Grand Slams. Com isso, aos 22 anos, ele fica a apenas quatro taças do recordista Andre Agassi. Trata-se de uma marca que ficará ainda mais ameaçada nas próximas semanas, quando estão previstos três Masters no saibro, o piso preferido de Nadal.

Um dos destaques desta temporada, o britânico esteve irreconhecível em quadra neste domingo. Incomodado pela velocidade do vento e pela constância de Nadal, ele teve apenas alguns lampejos do seu melhor tênis. Do outro lado da quadra, o número um do mundo abusou da paciência e da eficiência de suas subidas à rede para conquistar sua sexta vitória em oito confrontos contra Murray.

A decisão começou com muitas trocas de bolas entre os tenistas, que procuravam se estudar antes de tentar definir a jogada. Aos poucos, entretanto, Nadal passou a ficar mais à vontade e começou a atuar de maneira mais agressiva. Com isso, conseguiu desequilibrar o rival, que tentava de tudo, mas nunca conseguia superar o espanhol.


A primeira quebra então não demorou a acontecer. Logo no terceiro game, em seu terceiro break point, o número um do mundo derrubou o serviço do adversário. Pouco depois, Rafa ainda levantou a torcida ao converter um belo winner que cruzou a quadra, sem chance de defesa para o escocês.

O vento, que já era forte no começo do duelo, ficou pior no final do set, prejudicando ainda mais Murray. Desconcentrado, o britânico errou três vezes seguidas no sexto game, desperdiçando uma vantagem de 30/0 no placar. Nadal então não perdoou e, após uma subida à rede, abriu 5 a 1 no placar.

A vitória na etapa veio de maneira tranqüila para o tenista espanhol, que pôde se dar ao luxo de desperdiçar um set point. Na sequência, entretanto, Murray retribuiu a "gentileza" e atacou na rede, encerrando o primeiro set.

Buscando renascer na partida, Murray entrou com tudo no segundo set e rapidamente confirmou seu serviço. Esbanjando vigor físico, o atleta de Mallorca logo empatou e voltou a incomodar o britânico quando ganhou dois pontos no terceiro game: 30 a 30. Entretanto, duas bolas fora do espanhol e o escocês ficou novamente à frente.

Os erros não abalaram Nadal, que confirmou seu serviço e voltou a partir para cima do rival. Preciso, ele encaixou bolas extremamente ousadas, para desespero de Murray, cujo saque foi quebrado de novo depois de uma sensacional subida à rede do adversário.

Murray então tentou mudar de tática e deixou um pouco o fundo de quadra. A medida, entretanto, não surtiu efeito e ele foi novamente quebrado no sétimo game do set. No game decisivo, quatro pontos seguidos e mais uma vitória para Nadal, que chega a seu 33º título na carreira.

Nenhum comentário: