quarta-feira, 21 de abril de 2010

ATLETA ILHEENSE VENCE CAMPEONATO DE JIU-JITSU DO NORTE/NORDESTE.



Randolpho Gomes
Diário de Ilhéus





O atleta Emílio Carlos da Silva Júnior, mais conhecido como China, foi o primeiro colocado no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Norte/Nordeste, representando o município de Ilhéus, realizado nos últimos dias 10 e 11 de abril, na cidade de Feira de Santana, numa promoção da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. China, faixa preta superpesada “de 93 a 100 quilos”, é professor do esporte na academia Raiz. Nas competições, é patrocinado pela Faculdade de Ilhéus, instituição da qual é aluno do curso de Nutrição. No ano passado, China ganhou seu primeiro título internacional ao vencer o Panamericano de Jiu-Jitsu, realizado no mês de outubro, em Salvador.

Aos 30 anos, China tem dedicação exclusiva ao esporte. Foi aluno do professor Ricardo de La Riva, uma das lendas do jiu-jitsu, que também ministrou aulas para o campeão brasileiro Minotauro. Atualmente, participa de todas as campanhas que defendem a inclusão do jiu-jitsu como esporte olímpico. “Antes, as pessoas viam o jiu-jitsu como uma luta de arte marcial, associada à violência. Hoje, graças a Deus, essa visão melhorou e agora é considerado uma prática esportiva”, afirmou.


Projeto - O campeão, que começou a praticar jiu-jitsu aos 10 anos, ministra aulas para pessoas de todas as idades, a partir dos cinco anos, na academia Raiz. Em função da parceria com a Faculdade de Ilhéus, China desenvolverá um projeto social de estímulo ao esporte voltado para crianças de baixa renda. E justifica: “tudo o que tenho foi o esporte que me deu. Me apaixonei e queria aprender. Comecei a trabalhar, a rodar o Brasil. Quero dar essa oportunidade a pessoas que não tenham condições também.

Segundo ele, “o jiu-jitsu atrai o público porque é um esporte que não é mecânico. A força não é o elemento fundamental na luta, porque nós utilizamos a física do movimento. É isso, o jiu-jitsu desenvolve a ciência física muito bem”. As próximas lutas de China estão marcadas para o Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, Etapa de Ilhéus, no dia 6 de junho, e no campeonato mundial, que acontecerá de 16 a 24 de junho próximo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.


China, campeão Norte Nordeste de Jiu-Jitsu



China ao lado diretor financeiro da faculdade de Ilhéus, Alan Frisso



O campeão de Jiu-Jitsu Norte e Nordeste, entre diretores da Faculdade de
Ilhéus, Almir e Sandra Milanesi

Nenhum comentário: