quinta-feira, 29 de abril de 2010

Conferência debate plano decenal para o esporte na Bahia.



Randolpho Gomes
Diári de Ilhéus



Fortalecer as políticas públicas de esporte e lazer no território baiano e apresentar propostas de construção de um plano decenal para este setor. É o que pretende o Governo do Estado ao realizar, hoje e sexta-feira (29 e 30), a III Conferência Estadual de Esporte e Lazer da Bahia, com o tema “O plano decenal do esporte e lazer - 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”.

O evento será aberto pelo governador Jaques Wagner, na quinta, às 9h, no Clube Campomar, em Piatã, e encerrará o ciclo das 21 conferências municipais e das cinco regionais realizadas desde a segunda quinzena de março deste ano, com representantes da sociedade civil organizada, por meio dos gestores, atletas, e dirigentes esportivos.

Eles debateram e deliberaram diversas propostas que serão apresentadas e consolidadas após novos debates na conferência estadual e encaminhadas, posteriormente, pelo governo à Assembléia Legislativa, à União dos Municípios da Bahia e ao plenário da III Conferência Nacional, que acontecerá entre os dias 3 a 6 de junho, em Brasília. A Bahia estará representada por 65 delegados.

O plano decenal deve estabelecer ações e metas contínuas e interligadas que, no intervalo de dez anos, sejam capazes de colocar o país entre as dez maiores potências esportivas do mundo.

Significa abranger várias áreas, impulsionar todos os índices de desenvolvimento do setor desde a formação e incentivo à pratica esportiva, com a melhoria da qualidade de vida da população, ao surgimento de novos campeões olímpicos, da qualificação da gestão esportiva à modernização da infraestrutura, do fomento à ciência e tecnologia no esporte à ampliação do financiamento e desenvolvimento da cadeia produtiva.

O plano compõe-se de dez macrocampos que estruturam as políticas do esporte e lazer a serem realizadas pelo governo federal e refletidas nos estados e municípios.

Nenhum comentário: