segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jovem açougueiro é novo "rei" da luta suíça




Beat Reusser
de Jesus






No maior evento esportivo do ano na Suíça, o jovem açougueiro e aprendiz de carpinteiro Kilian Wenger, de 20 anos, foi coroado novo rei da luta suíça, considerado o esporte nacional do país alpino.

Cerca de 250 mil pessoas visitaram neste final de semana a 88ª Festa Federal de Luta Suíça e Jogos Alpestres, em Frauenfeld, no cantão de Turgóvia (nordeste). A presidente suíça destacou as virtudes dos lutadores.

A arena, com sete ringues e arquibancadas desmontáveis com capacidade para 47.500 pessoas, foi especialmente „construída“ para o evento. E esteve lotada nos três dias de festa – de sexta a domingo. Nenhum estádio de futebol na Suíça tem capacidade para tanto público.

No total, 281 lutadores suaram a camisa pela coroa – no domingo, a temperatura na arena superou os 30 graus. Ao final das primeiras quatro rodadas, no sábado, Kilian Wenger, de 1,90 m e 100 kg, já liderava o placar.

Mas ele tinha um osso duro pela frente. No primeiro duelo deste domingo, derrotou o tricampeão e defensor do título Jörg Abderhalden, abrindo o caminho para o triunfo.

Nas rodadas seguintes, o jovem açougueiro e aprendiz de carpinteiro oriundo do vale de Diemtigtal, nos Alpes de Berna, derrubou um adversário após o outro, e na penúltima luta abriu uma vantagem de 1,75 ponto, o que já lhe garantia a vitória antecipada do torneio.

Mas, para ganhar a coroa de rei, segundo a regra, precisava vencer ou pelo menos empatar o último duelo – e ele derrotou o experiente Martin Grab. Com oito vitórias em oito lutas, feito que nenhum lutador havia realizado desde 1980, Wenger destronou o tricampeão Abderhalden, que ficou em segundo lugar.

Nenhum comentário: