quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dois Brasileiros foram anuciados como árbitros do Mundial da Turquia.



Carlos Augusto





A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou nesta quarta-feira o nome dos 40 árbitros de 30 diferentes nações que estarão no Mundial da Turquia, em agosto. O Brasil será representado por Marcos Fornies Benito e Cristiano Jesus Maranho. Esta é a primeira vez que um campeonato mundial contará com o uso de tecnologias para auxiliar nas decisões dos árbitros.

Marcos Fornies Benito tem 32 anos de idade e é árbitro internacional da Fiba desde outubro de 2004, tendo apitado o Mundial sub-19 masculino, em 2007, e Liga das Américas, em 2008. Já Cristiano Jesus Maranho tem 36 anos de idade, integra os quadros da Fiba desde 1998 e tem experiência de ter atuado no Mundial do Japão, em 2006, e nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Os convocados serão submetidos a uma clínica de arbitragem nos dias 26 e 27 de agosto, véspera da competição. A intenção é garantir, entre outras coisas, a unificação dos critérios da arbitragem durante a competição. Ao final da clínica, eles passarão por um teste físico.

A competição na Turquia será o primeiro mundial Fiba em que será permitido o uso de replay para auxiliar os árbitros. O recurso será usado para determinar se um arremesso certo no final de cada período foi feito antes do cronometro zerar ou não. Os replays já foram usados nos Jogos de Pequim-2008 e nos torneios continentais.

Nenhum comentário: