sábado, 16 de julho de 2016

Na Stock Car - Cacá Bueno anota a pole position em Cascavel






Carlos Augusto






O treino classificatório realizado no início da tarde deste sábado (16) em Cascavel foi o mais movimentado da temporada 2016 da Stock Car até agora. Escapadas de pista, asfalto frio e muito vento agitaram a sessão e trouxeram grande equilíbrio à disputa. Nela, Cacá Bueno foi o melhor. No penúltimo grupo a ir para a pista, o piloto da Red Bull Racing conquistou sua terceira pole do ano e mostrou alívio pelo erro dos pilotos que fizeram suas tentativas depois dele.

“Estava bem difícil, porque a pista variava muito do começo ao fim do treino. Fiz uma primeira volta para esquentar, subi para sexto e vi que o carro estava absurdamente rápido, dava para virar 1min02s0 ou até mesmo 1min01s9. Pensei, ‘essa pole é minha e ninguém tasca’. Na curva cinco, a duas do fim da volta, cometi um erro infantil. Tirei o pé do acelerador e freei com o volante ainda um pouco esterçado, o peso foi jogado para a frente e acabei rodando”, lembrou Bueno.

Cacá pensou que ali estava tudo terminado. Mas teve sorte. “Na hora vi que eu tinha arruinado tudo, que ia largar em décimo, 12º, e depois contei com a sorte porque o Valdeno bateu e a bandeira vermelha veio antes de eu completar a volta, o que dizia que eu teria mais uma chance. E isso me permitiu dar duas voltas boas, o que foi a minha salvação”, apontou.

“Pude aquecer o pneu e tentar sem arriscar tanto. E mesmo com uma volta considerada conservadora o carro se comportou magnificamente bem e fizemos essa pole que eu nem consegui comemorar direito, de tão frustrado comigo mesmo eu estava pela bobagem que eu fiz antes”, disse Cacá, que marcou 1min02s143 e esperava, em sua tentativa, virar uma volta abaixo desta marca, na casa de 1min01s.

O treino obedece a ordem inversa do campeonato, então saindo em grupos de três pilotos, os líderes do campeonato são os últimos a realizarem as tentativas – normalmente, quando a pista está mais quente e melhor emborrachada, garantindo melhores condições de aderência ao asfalto. No entanto, o vento que fazia no Autódromo Zilmar Beux teve papel fundamental quando tanto Marcos Gomes como o líder da tabela Felipe Fraga escaparam da pista – Fraga chegou a bater, mas continuou. Daniel Serra, terceiro na disputa, não conseguiu converter a oportunidade em um bom resultado e vai sair em décimo. Marcos Gomes ainda se recuperou e sai em quarto lugar.

A sessão teve três interrupções por bandeira vermelha. Com os pilotos andando no limite e o vento forte batendo à pista, que secara totalmente apenas alguns minutos antes do treino, alguns acidentes e escapadas aconteceram: Bia Figueiredo, Felipe Guimarães, Nestor Girolami, Allam Khodair, Valdeno Brito, o próprio Cacá Bueno chegou a rodar na pista, assim como Marcos Gomes, além de Felpe Fraga.

Atrás de Cacá e ao seu lado no grid, um surpreendente Vitor Genz. O gaúcho da Eisenbahn Racing Team, 11º no campeonato, integrava o sétimo dos três grupos e fez um excelente tempo, com 1min02s181, a apenas 38 milésimos de segundo do pole Cacá.

“O Cacá passou raspando, mas foi uma volta muito boa, a nossa. Estamos muito bem, colocamos os dois carros entre os dez primeiros, então isso superou nossas expectativas”, declarou Genz, referindo-se ao companheiro de equipe, o argentino Nestor Girolami, nono no grid. “Foi minha melhor classificação na Stock Car, e amanhã vamos tentar conseguir chegar bem, brigar pelo pódio na corrida mais difícil. Nossa estratégia é buscar o melhor, otimizar os pontos e vamos dar tudo para chegar lá”, disse.

Chances de buscar a vitória? “Sim. Nosso carro está muito bom, a equipe está desenvolvendo a cada prova, e a gente só tem que se concentrar no desgaste de pneus, pois sofremos um pouco com isso nas etapas anteriores. Porém, Cascavel não é uma pista que degasta tanto a borracha. Então estou bem confiante”, afirmou.

Max Wilson também fez um bom classificatório e vai largar da terceira posição, à frente de Gomes. Rubens Barrichello sai em quinto lugar, à frente de Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Diego Nunes, Nestor Girolami e Daniel Serra fecham os dez primeiros do grid. Átila Abreu, Thiago Camilo, Valdeno Brito, Lucas Foresti e Guga Lima ocupam as posições de 11 a 15.

A sexta etapa da Stock Car acontece neste domingo, com transmissão ao vivo pelo SporTV. A largada da primeira corrida, de 45 minutos de duração, acontece às 13 horas; a segunda, de 30 minutos, tem a partida programada para as 14h10.



Classificação para o grid da prova:

01-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) – 1min02s143
02-) 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – 1min02s181
03-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – 1min02s275
04-) 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – 1min02s358
05-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – 1min02s372
06-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – 1min02s374
07-) 8 Rafael Suzuki (Vogel Motorsport) – 1min02s460
08-) 70 Diego Nunes (União Química Racing) – 1min02s485
09-) 63 Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team) – 1min02s514
10-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) – 1min02s540
11-) 51 Átila Abreu (Shell Racing) – 1min02s550
12-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – 1min02s589
13-) 77 Valdeno Brito (TMG Racing) – 1min02s601
14-) 12 Lucas Foresti (Full Time-ProGP) – 1min02s648
15-) 9 Guga Lima (TMG Racing) – 1min02s687
16-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – 1min02s691
17-) 11 Cesar Ramos (RZ Motorsport) – 1min02s693
18-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – 1min02s721
19-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) – 1min02s724
20-) 4 Julio Campos (C2 Axalta Racing) – 1min02s782
21-) 73 Sergio Jimenez (Cavaleiro Sports) – 1min02s842
22-) 83 Gabriel Casagrande (C2 Axalta Racing) – 1min02s895
23-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) – 1min03s188
24-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) – 1min03s210
25-) 66 Felipe Guimarães (Full Time-ProGP) – 1min03s327
26-) 56 Danilo Dirani (RZ Motorsport) – 1min03s344
27-) 88 Felipe Fraga (Cimed Racing) – 1min03s352
28-) 110 Felipe Lapenna (Hot Car Competições) – 1min03s408
29-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) – 1min03s578
30-) 74 Popó Bueno (Cavaleiro Sports) – 1min03s640

(Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas)

Fonte:www.autoracing.com.br
Fotos:www.stockcar.com.br

Nenhum comentário: