domingo, 14 de março de 2010

Mundial Indoor de Doha




Beat Reusser
de Jesus






Fabiana Murer é campeã

A brasileira Fabiana Murer conquistou a medalha de ouro na prova do salto com vara do Mundial Indoor de atletismo, este domingo em Doha, prova em que a surpresa ficou por conta do quarto lugar da russa Yelena Isinbayeva, que repetiu assim o fracasso do Mundial de Berlim-2009.

A russa Svetlana Feofanova e a polonesa Anna Rogowska foram, respectivamente, prata e bronze.

Murer terminou a prova com um salto de 4,80 metros na primeira tentativa, a mesma altura obtida por Feofanova, mas na segunda tentativa. Já Rogowska terminou a prova com 4,70 m, enquanto Isinbayeva não passou do discreto 4,60 m, muito longe das expectativas.

A russa, bicampeã olímpica, era dona do título indoor desde 2004 e sonhava com o quarto ouro consecutivo. A saltadora, de 27 anos, fracassou três vezes na barra de 4,75 metros, uma altura bem inferior ao recorde mundial (5,00 metros), obtido por ela em fevereiro de 2009.


Keila Costa leva o bronze no salto em distância

A brasileira Keila Costa conquistou neste domingo a medalha de bronze no salto em distância no Mundial Indoor de atletismo, disputado em Doha.

A americana Brittney Reese foi a campeã e a portuguesa Naide Gomes levou a prata. Keila saltou uma distância de 6,63 metros, a melhor marca dela na temporada, e foi superada apenas por Naide (6,67 m) e Brittney (6,70 m).

A brasileira tem como melhor marca indoor 6,64 metros, apenas um centímetro a mais que a obtida no Qatar, mas sua melhor marca do ano era de 6,54 metros, conseguida em fevereiro em Birmingham (Inglaterra).

Keila terminou a competição empatada com a estoniana Ksenija Balta, mas levou a medalha pelo critério desempate, já que conseguiu saltar a marca na sexta e última tentativa.


Jadel termina em sexto, e francês bate o recorde mundial

Se no feminino o Brasil surpreendeu no Mundial Indoor de Doha com a conquista de duas medalhas, no masculino, passou em branco. Na última prova da competição, Jadel Gregório não conseguiu subir ao pódio da final do salto triplo. O medalhista de prata em Budapeste-2004 e Moscou-2006 terminou em sexto lugar. Já o francês Teddy Tamgho, de apenas 20 anos, bateu o recorde mundial com a incrível marca de 17,90m.

Das seis tentativas, Jadel acertou apenas três (16,60m, 16,78m e 16,69m). As outras três chances foram desperdiçadas após o brasileiro queimar os saltos.

A medalha de ouro foi disputada até último momento. Quando a vitória do cubano Yoandris Betanzos parecia estar garantida, o francês Teddy Tamgho surpreendeu e atingiu a incrível marca de 17,90m em sua última tentativa. O antigo recorde mundial (17,83m) era do cubano Aliecer Urrutia.

Nenhum comentário: