domingo, 23 de agosto de 2009

Barrichello quebra jejum de 5 anos e Brasil vence a 100ª na F1




Beat Reusser
de Jesus







·Circuito: Valência
·Local: Europa
·Primeiro GP de F1: 24/8/2008
·Capacidade: 90 mil pessoas
·Distância de volta: 5,419 km
·Voltas: 57 (308,883 Km)
·Curvas: 25
·Velocidade máxima: 300 km/h





Coube a Rubens Barrichello entrar para a história como dono da 100ª vitória brasileira na Fórmula 1. Neste domingo, o piloto da Brawn GP aproveitou-se de uma falha no pit stop de Lewis Hamilton e venceu o GP da Europa, em Valência, na Espanha. Com o triunfo, o brasileiro quebrou um jejum de quase cinco anos na categoria e alcançou sua 10ª vitória na carreira.

Barrichello havia subido ao lugar mais alto do pódo na Fórmula 1 no dia 26 de setembro de 2004, no GP da China, quando ainda era companheiro de Michael Schumacher na Ferrari. Para completar, esta foi a primeira vitória brasileira na categoria desde o triunfo de Felipe Massa no GP do Brasil, no dia 2 de novembro de 2008.

Com o resultado, o piloto Brawn GP chegou aos 54 pontos e diminuiu a diferença em relação ao seu companheiro de equipe, Jenson Button. O inglês foi sétimo colocado e subiu para 72 pontos. A dupla da Red Bull, formada por Sebastian Vettel (47) e Mark Webber (51,5), não pontuou, o que devolve a vice-liderança ao brasileiro.

Barrichello fez uma largada regular e se manteve na terceira colocação. Com o carro mais pesado, aproveitou a entrada do segundo colocado Heikki Kovalainen nos boxes para tirar a diferença necessária para assumir a segunda colocação depois de sua parada.

A segunda sessão de pit stops foi catastrófica para o líder da prova no momento, Hamilton. A McLaren se atrapalhou na hora de trocar os pneus dianteiros do carro e o inglês perdeu definitivamente a posição para o brasileiro.

Na frente, o veterano acelerou fundo para garantir o primeiro lugar e manter o Brasil 100% em Valência, já que Massa venceu na pista em 2008. Sem muito o que fazer após a falha, Hamilton se conformou com o segundo lugar, à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Anteriormente, Barrichello havia triunfado uma vez no ano 2000 (Alemanha), quatro em 2002 (Europa, Hungria, Itália e Estados Unidos), duas em 2003 (Inglaterra e Japão) e duas em 2004 (Itália e China).



Nenhum comentário: