domingo, 23 de agosto de 2009

Número 1 do mundo, Roger Federer é tricampeão do Masters de Cincinnati




Beat Reusser
de Jesus






O suíço Roger Federer está preparado para o Aberto dos Estados Unidos. No torneio que antecede a tradicional competição americana, o Masters de Cincinatti, o melhor tenista do mundo derrotou o sérvio Novak Djokovic e conquistou mais um título na vitoriosa carreira.

Federer não tomou conhecimento de Djokovic e venceu a decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/5, em uma hora e 30 minutos de jogo.

É a segunda vez consecutiva que Djokovic fica com o vice-campeonato em Cincinatti. No ano passado, o sérvio foi derrotado na final pelo escocês Andy Murray que, em 2009, caiu na semifinal da competição.

O suíço conquistou seu 16º título de Masters. Agora, Federer precisa de apenas mais uma conquista nesta categoria de torneio para se igualar ao americano André Agassi, detentor de 17 triunfos. O melhor do mundo confirma também sua situação de principal favorito ao título do US Open, último Grand Slam da temporada.

Cometendo seguidos erros não-forçados, Djokovic teve de salvar seis break points no segundo game. Na sétima chance, Federer não perdoou. No quarto game, o suíço voltou a brincar e facilmente chegou a um duplo break point. O sérvio salvou um, mas, com uma bola na rede, teve seu saque quebrado mais uma vez. Quatro a zero para Federer.

Nem o passeio que levava fazia Djokovic perder o bom humor. Brincalhão, comemorou com a torcida quando conseguiu marcar seu primeiro ponto na partida. Federer foi para o saque, conseguiu um duplo set point e fechou em 6/1.

Após a feia derrota no primeiro set, Djokovic largou na frente no segundo. No saque de Federer, o sérvio chegou ao break point. O número 1 do mundo conseguiu salvar e chegou a ter vantagem, Djokovic inverteu a ser favor e, na terceira chance de quebra, fez 2 a 0. Com facilidade, o sérvio confirmou seu serviço: 3 a 0.

Federer avançou dois games ao confirmar o seu serviço e devolver uma quebra ao rival: 3 a 2. No saque, o suíço deixou tudo igual: 3 a 3. No sétimo game, Djokovic lutou muito em quadra. O número 1 do mundo estava atacando para todos os lados, mas o sérvio soube de defender bem. Mesmo cometendo a primeira dupla falta da partida e cedendo algumas vantagens ao suíço, Djokovic conseguiu fazer 4 a 3. Enquanto caminha em direção ao banco, respirou aliviado.

O sérvio teve o set point durante o saque de Federer. Porém, o suíço contou com a sorte para fazer 5 a 5. Em desvantagem, viu Djokovic bater uma bola que bateu na rede e foi direto para fora. Um erro infantil do sérvio deu à Federer a chance de fazer 6 a 5, que não desperdiçou. Tendo direito ao saque, mostrou porque é o melhor do mundo e fez 7 a 5.

Nenhum comentário: