Beat Reusser
de Jesus
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira uma mudança no treino classificatório e manteve o sistema de pontuação para a temporada de 2010 da Fórmula 1.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira uma mudança no treino classificatório e manteve o sistema de pontuação para a temporada de 2010 da Fórmula 1.
Em relação ao sistema de pontuação, nada de mudanças. O vencedor ganhará 10 pontos, sendo que as sete posições seguintes seguem premiadas com 8 ,6, 5, 4 3, 2 e 1, respectivamente.
O treino de classificação continuará sendo decidido em três partes, mas na última sessão, chamada de superpole, os carros poderão buscar o melhor tempo com nível de combustível mínimo. Atualmente, não é permitido reabastecer entre o treino e a corrida.
Com 26 carros previstos para o grid de 2010, a FIA também divulgou como será a classificação nas três sessões dividida em três segmentos. Porém, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos.
O treino de classificação continuará sendo decidido em três partes, mas na última sessão, chamada de superpole, os carros poderão buscar o melhor tempo com nível de combustível mínimo. Atualmente, não é permitido reabastecer entre o treino e a corrida.
Com 26 carros previstos para o grid de 2010, a FIA também divulgou como será a classificação nas três sessões dividida em três segmentos. Porém, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos.
Os outros pontos importantes dos dois documentos incluem a manutenção do atual sistema de pontos e a proibição dos testes durante o campeonato. O peso mínimo dos carros foi aumentado para 620 kg, principalmente por conta da utilização do KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês), que continua opcional.
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