segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Briscoe supera Dixon e vence em Chicago; Moraes é 3º




Beat Reusser
de Jesus






Ryan Briscoe aumentou sua vantagem na liderança da temporada de 2009 da Fórmula Indy ao conquistar a vitória em uma disputadíssima etapa de Chicago, realizada na noite de sábado (30).

Pole position, o piloto da Penske superou um problema em sua parada para recuperar a ponta no final da prova e receber a bandeirada apenas 77 milésimos à frente do segundo colocado, o neozelandês Scott Dixon.


Briscoe dominou a primeira metade da corrida, suportando pressão de seu companheiro Helio Castroneves e depois de Dixon. O atual líder da temporada só viu sua vida complicar quando encontrou tráfego e caiu para a 4ª posição, enquanto Helio assumiu a ponta.

Um erro na segunda parada custou ainda mais tempo para Briscoe, que parou muito longe da equipe de reabastecimento. O australiano ficou fora do “top-10” quando voltou à pista e a briga pela ponta ficou entre Castroneves e Dixon.

Mas a bandeira amarela causada por Marco Andretti mandou todos os líderes de volta aos boxes. Tony Kanaan e Thomas Scheckter preferiram continuar na pista e assumiram as primeiras posições.

E foi a vez de Castroneves se complicar. Enquanto Briscoe recuperava o tempo perdido nos pits, o brasileiro despencou para o meio do pelotão.

Se beneficiando do “push-to-pass”, Briscoe voltou a brigar nas primeiras colocações, e mais uma bandeira amarela deixou o australiano na 2ª posição, atrás apenas de Dixon.

Castroneves voltou a entrar na disputa pouco depois, mas um problema na traseira de seu carro fez com que ele perdesse o controle e interrompesse a prova mais uma vez, a 16 giros do final.


As últimas nove voltas sob bandeira verde foram bastante movimentadas, com o atual campeão fazendo de tudo para segurar o rival. No entanto, o australiano foi melhor, colocando por fora na última curva e superando Dixon na reta.

Mario Moraes foi o melhor brasileiro, na 3ª posição. Dario Franchitti, Graham Rahal e Ed Carpenter apareceram logo atrás, seguidos por Oriol Servia, Tomas Scheckter, Raphael Matos e Justin Wilson, que completaram os dez primeiros. Tony Kanaan terminou em 13º.


Nenhum comentário: