segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Isinbayeva erra todos os saltos, fica em último, e Fabiana termina em quinto





Beat Reusser
de Jesus







Recordista mundial, a russa Yelena Isinbayeva deu o maior vexame do Mundial de atletismo de Berlim até o momento e ficou fora do pódio na final do salto com vara, errando todos os saltos e terminando em última.

A medalha de ouro ficou com a polonesa Anna Rogowska, saltando 4m75. A americana Chelsea Johnson e a polonesa Monika Pyrek dividiram o segundo lugar, com a marca de 4m65.

Com uma marca pessoal de 5m05, alcançado nos Jogos Olímpicos de Pequim, Isinbayeva só entrou na disputa quando o sarrafo já estava em 4m75. Na primeira tentativa, a russa errou e preferiu ir direto para o sarrafo em 4m80.

Isinbayeva errou mais dois saltos e saiu desolada da prova em Berlim. Solitária, a musa ficou sentada na pista, com o boné cobrindo o rosto durante alguns minutos. Ao levantar não conseguiu conter as lágrimas, enquanto via a festa Rogowska, que dava a volta olímpica.


Não viu o primeiro salto de Fabiana, em 4,40m. A brasileira passou sem encostar no sarrafo. No segundo salto, a 4,55m do chão, o sufoco. A expressão do técnico Elson Miranda mostrava que algo não tinha saído como o planejado. Fabiana foi até lá conversar com ele. Enquanto isso, Isinbayeva ainda dormia, com uma toalha sobre o rosto. Não devia estar sonhando com o que estava por vir.

Fabiana foi para a terceira altura: 4,65m. Fácil para quem, neste ano, já saltou 4,82m. Mas o sarrafo em Berlim pareceu mais alto para a brasileira. Ela o derrubou três vezes. Na terceira e última tentativa, Isinbayeva já tinha despertado. Viu Murer se despedir. Naquele momento, não havia mais esperança de medalha para o Brasil. Quatro atletas já tinham passado da altura.


Nenhum comentário: