quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Jogos Abertos movimentaram Itabuna



Randolpho Gomes
Diário de Ilhéus





Itabuna teve destaque nas finais da edição 2009 dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Empenhados, os atletas itabuneneses demonstraram garra e preparo nas quatro modalidades coletivas (futsal, handebol, voleibol e basquete) que disputaram, além das individuais (atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia), cujas competições aconteceram em Ilhéus.

Desde a cerimônia de abertura, os Jogos foram marcados por muita vibração das 34 equipes dos municípios baianos participantes, que desfilaram na quadra poliesportiva da Vila Olímpica de Itabuna apresentando suas representações esportivas. Na solenidade, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, falou sobre a satisfação em receber os Jogos em Itabuna após dez anos que o município não sediava a competição. “Estamos felizes em receber todas as delegações em nossa cidade, observando que cada uma delas traz consigo o espírito esportivo, formando um ambiente de integração e alegria”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Esporte e Recreação, Alcântara Pelegrini, as diretrizes da gestão municipal vem oferecendo o suporte e incentivo para a implementação dos projetos esportivos em Itabuna. “Itabuna ser a sede das finais dos Jogos Abertos possibilitou que os atletas grapiúnas voltassem a participar da competição, obtendo ótimos resultados, o que contribui para o fortalecimento das diversas modalidades no município. Além dessa iniciativa, estamos implementando uma série de outros projetos que envolvem nossas equipes e toda a população em práticas saudáveis”, salienta Alcântara.

A jogadora de vôlei Dayse Evangelista, que é integrante da seleção itabuenense há seis anos, reforçou que a vinda do torneio para a cidade foi uma oportunidade para os atletas locais. “Muitas vezes, por causa de problemas financeiros, nós não temos condições de viajar. A vinda dos Jogos para nossa cidade significou o retorno do destaque das seleções de Itabuna no cenário do interior baiano”, observa a atleta.

O JAI realizou oito zonais das modalidades coletivas, cujos vencedores foram classificados para as finais, que contou também com a participação dos municípios convidados. As zonais aconteceram em Irecê, Miguel Calmon, Eunápolis, Brumado, Barreiras, Itaberaba, Jequié e Muritiba.

As vencedoras da competição foram as seguintes equipes: Eunápolis (futsal masculino e feminino); Muritiba (basquete feminino), Santo Amaro (basquete masculino), Simões Filho (handebol masculino), Itabuna (handebol feminino, vôlei feminino, vôlei masculino e judô).


Nenhum comentário: