domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carlos Augusto entrevistando professor Nildo Ribeiro que já fez muito pelo esporte de Ilhéus





Carlos Augusto entrevistando o ex-jogador de basquete, futebol, técnico, presidente do flamengo de Ilhéus, o professor Nildo Ribeiro.







Carlos Augusto : Qual o seu nome, idade e natural de?

Nildo Ribeiro : Meu nome completo é Nildo Manuel Brito Cunha Ribeiro, conhecido por Nildo Ribeiro, eu tenho 75 anos e sou natural de Ilhéus, esta cidade linda e maravilhosa.


C.A. : O senhor é casado, tem filhos e netos, quais os nomes deles?

N.R.: Sim eu sou casado vou completar 43 anos bem vividos com minha esposa Maria de lurdes e tenho quatro filhos, Nildo, Marcia, lucio e Paula, Agora tenho cinco netos Pricila, Pedro, Ian, Ariele e Ariane.
C.A.: Como e quando o senhor começou no esporte?

N.R.: Bem eu comecei no esporte com treze anos, quando ainda garoto na av. Soares lopes era o lugar que tinha espaço para se jogar futebol, eu era péssimo jogando futebol, mas tinha um Don para dirigir, aumentado a idade comecei a controlar grémio estudantil atuando com diretor de esportes, mas passei pelo basquete e foi onde me firmei.


C.A.: Além do futebol o sr. jogou basquete, como foi?

N.R.: Com 15 e 16 anos formamos um grupo muito bom, tendo orientação do finado Airton Adami e Eduardo Lavigne, e treinávamos do lado da arquibancada geral que tinha uma quadra de barro com tabela de cimento, e começamos com nossos esforços formando equipes, depois joguei um ano em Salvador no Vitória, quando ia terminar o cientifico e a turma toda de Ilhéus do meu tempo foi também para Salvador e todos jogamos um ano disputando campeonato pelo Vitória, voltamos e continuamos jogando, fomos para os jogos aberto em 64, o primeiro jogos aberto do interior em Feira de Santana, já estávamos chegando perto dos 30 anos, e fomos campeões, no ano seguinte repetimos a dose sendo bi-campeões, agora eu quero fazer uma ressalva sobre aquela quadra de barro, fomos nós atletas que fizemos campanhas, conseguindo cimento, areia, brita ai cimentamos a quadra e botamos a tabela de madeira fazendo uma estrutura para o esporte, foi nesta época que o esporte amador de Ilhéus começou, depois nós fundamos a Liga de Basquete sendo o primeiro Presidente Hélio Araujo, então começou os campeonatos de basquete, e depois eu cheguei a me tornar presidente da Liga de Basquete.


C.A.: Professor, como esta o Basquete, o Volei e outros esportes amadores de Ilhéus, será que podemos resgatar?

N.R.: Eu acho que sim, veja bem é preciso de boa vontade e interesse do município através de sua Secretária de Esportes, que antigamente não existia e o esportes em Ilhéus era maravilhoso, era a única cidade do interior da Bahia que tinha campeonatos de quadra, veja, Feira de Santana que na época também tinha um esporte forte, o basquete, o volei o futebol de salão, e não faziam campeonatos local, disputavam o baiano, nós conseguimos fazer varios campeonatos de varias modalidades sem ter a Secretaria de Esporte, então eu acho que pode só depende de boa vontade e de interesse do poder publico para realizar este resgate do esporte amador de Ilhéus.


C.A.: Professor, porque o volei do Brasil é tão vencedor hoje?

N.R.: Trabalho serio que começou a alguns anos atrás quando Nuzman que é presidente do Comiter Olímpico Brasileiro, quando ele assumiu a Confederação Brasileira de Volei conseguiu organizar um grupo para trabalhar com ele e renovar, então um trabalho de renovação dando continuidade com o atual presidente da confederação o Ari Graça, que continuou o trabalho de Nuzman, e esse trabalho não foi só na categoria adulta, mas também nas categorias menores, hoje o volei brasileiro tanto no masculino como no feminino e respeitado lá fora, portanto a seriedade do trabalho e renovação constante e oportunidades que se dá aos atletas novos que vem surgindo.


C.A.: Professor, o Senhor fez, faz ou pretende fazer algum trabalho social em Ilhéus?

N.R.: Bem Carlos, em termo de trabalho social, mais na parte de esportes eu sempre trabalhei no esporte assim de maneira gratuita, sem cobrar nada, apenas como professor de colégio é que eu recebia o meu salário, mas o trabalho que eu sempre fiz no volei, no basquete e até no futebol incentivando os jovens a praticarem esporte, agora se eu tiver oportunidade pretendo fazer mais pelo social de Ilhéus.


C.A.: O sr. teve uma vida longa no esporte conta um a passagem alegre?

N.R.: Eu devo dizer o seguinte, tive muitas alegrias e a maior delas foi trabalhar com os jovens, porque foi uma motivação em minha vida, as pessoas diziam Nildo você nem parece que tem esta idade, acho que por viver no meio dos jovens eu adquiria a alegria, a força e o dinamismo, por isso para mim a maior alegria foi trabalhar com os jovens.

C.A.: Estamos encerrando a primeira parte da entrevista com o professor Nildo Ribeiro, em breve faremos a segunda parte da entrevista, pois o professor ainda tem muito a nos contar, até lá.






Equipe de volei infantil do ADIC(Associação desportiva Ilhéus Cacau), campeã estadual em 84 e vice em 85.
Em pé : Betão, Maribel, Patrícia, Wilminha, Tatiana, Vânia e Nildo.
Agachado : Pelé, Letícia Mirian, Gillaide, Ana Paula e Leila.



Seleção de volei de Ilhéus campeã dos primeiro jogos do cacau em 1974.
Em pé : Gildazio, Marilene, Tânia, Marta, Denise, Creuza, Aída e Nildo.
Agachado: Noemi, Inas, Carla, Mara, Lucinha e Nilza.


Time de futebol do Flamengo campeão da cidade em 1963.
Em pé : Tinho, Manequinha, Nivaldo, Malaguti, Biquinho, Valdo e Carapeba.
Agachado: Ivo, Paulo Adami, Sueco, Oliveirinha e Elias.



Equipe de aspirantes do Flamengo cempeã do ano de 1962.
Em pé : Gama, Zé Carlos, Aroldo, José Alves, Nélio e Manoel.
Agachado: Pio, Tourinho, Luis Mendes, Americano e Ivo.

Sendo técnico Nildo Ribeiro

Equipe de volei do Flamengo campeã em 1973, da cidade.
Em pé : Margarida, Mara, Luçú, Tânia, Nilza, Fátima e Nildo.
Agachado : Pelé, Inas, Isabel, Vitória, Eliane e Aída.



Seleção Ilheense de basquete Bi-Campeã dos jogos Abertos do interior realizado na cidade de Feira de Santana em 1965.
Gilberto, Nildo, João Silva, Albenzio e Joilson


Delegação de Ilhéus que participou dos segundo Jogos Aberto do Interior na cidade de Feira de Santana no ano de 1965.



Seleção de basquete de Ilhéus recebendo a premiação por conquista o titulo dos primeiros jogos Abertos em Feira de Santana em 12.1964.



Seleção de basquete de Ilhéus que enfrentou e venceu a de Itabuna, em dois jogos nos dias 04.03.1959 por 86 x 67 e em 11.03.1959 por 60 x 52.
Em pé : Walterui, Wellington, Nildo, Zequinha, João Moura, Barbosa(Coelho) e Mundinho.
Agachado : Gilberto, Bonfim, Aroldo, Albenzio e Niltinho.



Estreia do uniforme da equipe de basquete do Colo-Colo em jogo contra a Seleção de Itabuna, vencendo por 48 x 20, em 24.04.1957, conquistando o bi-campeonato .
Em pé : Fernando Costa Lino, Niltinho, Zé Maria, Barbosa(Coelho), Nildo, Walter Rui e Rui Santana.
Agachado : Albenzio, Pitanea, Luis Carlos, Bonfim e Jorge.



Equipe de basquete do Clube Social de Ilhéus, super campeão em 1958, disputando a final do super torneio com o Colo-Colo, vencendo por 44 x 42 em 05.01.1959.
Em pé : Niltinho, Nildo, Albenzio e Tatau.
Agachado : Cadete(José Elisio) e Bonfim.



Os irmãos Ribeiro: Niltinho, Bonfim e Nildo, atletas do Colo-Colo e da Seleção Ilheense em 1959



Seleção de Ilhéus de basquete que venceu a de Jequié em 25.06.1956, por 40 x 16.
Em pé : (Arbitro), Nildo, Mundinho, Augusto Mário, Gaby, Jorge e Airton adami(Arbitro)
Agachado : Gilberto, Coelho, Niltinho e José Moura Costa.




Equipe de Basquete do Colo-Colo, campeã do torneio de verão em 1956, vencendo na final o time do Colégio municipal por 25 x 21 em 11.01.1956, e campeã da cidade em 56.
Em pé : Carlos Viana, Edmundo, Niltinho, Bonfim e Albenzio.
Agachado : Jorge, Luis Carlos Malaguti, Augusto Mário, Nildo e Barbosa(Coelho).



Atletas Ilheenses que defenderam o time de basqueta do Vitória de Salvador em 1956.
Em pé : Nildo, Anésio e Barbosa(Coelho)
Agachado : Gaby e Joilson.




Equipe de Basquete do Colo-Colo que em 04.04.55, enfrentou o time do Itaparipe, octa-campeão baiano, e perderam por 65x47.
Em pé : Zequinha Carmo, Moscoso, Nildo, W. Rosa e Barbosa(Coelho).
Agachados : Gaby,Zé Carlos, Joilson e Gilberto.



Equipe de Volei do Star, campeão invicto da cidade em 1954.
Em pé : Zequinha, Amauri, Elvio, Paulo Abreu e Milton.
Agachado : Nildo, Augusto Mário, Fred, Augusto Cesar e Mundinho.



Time aspirante do Satélite que disputou o campeonato da cidade em 1954.
Em pé : Edmundo, Nildo, Amauri, Orlando, Nelio e Pacheco.
Agachado : Milton, Nicolau, Moscoso, Castilho e Zé Perigo.



Time do Brasil B. C. de 1954, campeão do torneio início invicto da cidade.
Em pé : Nildo, Carioca e Mundinho.
Agachado : Wilson Longo, Zé Carlos e Gilberto.



Time de futebol de salão(Hoje Futsal), vice-campeão da cidade de 1957, denominado Príncipes.
Em pé : Nildo Batista, Garrincha e Nildo Ribeiro.
Agachado : Barbosa(Coelho) e Paulo Mendonça.



Carlos Augusto radialista na cidade de Ilhéus - Ba.

Nenhum comentário: