sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

CURIOSIDADES



Regis Gally - Representante









JOÃO SALDANHA






João Alves Sobin Saldanha, gaúcho da cidade de Alegrete – RS, nasceu em 1917. Era Jornalista e treinador de Futebol, ele levou a Seleção Brasileira de 1970 a classificar-se para aquele Mundial.
Ainda com 14 anos Saldanha mudou-se para o Rio de Janeiro, onde jogou futebol profissionalmente pelo Botafogo, seu apelido era João sem Medo. Depois resolveu estudar Jornalismo, e se tornou um dos mais destacados escritores de esportes, depois a convite passou a ser comentarista no rádio e na TV.
Em 1957, o Botafogo o contratou como seu Técnico, apesar da sua falta de experiência, o clube ganhou o Campeonato Estadual daquele ano, em 1969 foi convidado por João Havelange a dirigir a Seleção Brasileira, Havelange alegou que tendo um Jornalista como Técnico, as críticas à Seleção diminuiria, já que imprensa não perdoava o selecionado desde a copa de 1966.
João Saldanha então resolveu convocar a Seleção com jogadores na sua maioria, de Santos e Botafogo, os melhores clubes da época, levando a Seleção a 100% de aproveitamento nas Eliminatórias. De uma frase sua surgiu o slogan da Seleção “Os feras do Saldanha” e graças ao seu trabalho o Escrete de ouro recobrou a auto-estima e a confiança dos torcedores.
Mas, apesar da campanha, Saldanha foi muito criticado por Dorival Knipel e Yustrich treinador do Flamengo, Saldanha respondeu a afronta brandindo um revólver.
“Eu não engulo sapo” teria dito.
Há um certeza dentre os desportistas, é que Saldanha foi retirado do comando da Seleção, por não aceitar imposição nem interferência no seu trabalho. Daí então bateu de testa com o Sr. Presidente do Brasil, Emílio Garrastazu Médici, que queria a todo custo a convocação de Dario (Dada) Maravilha. Saldanha teria retrucado, “Quem escala a Seleção sou eu, o Sr. Quando montou o seu ministério não pediu a minha opinião”.
Saldanha saiu e em seu lugar assumiu Zagallo, não fez mudança na equipe e conquistou o Tri.
Saldanha voltou ao jornalismo, onde criou algumas célebres frases como, “O futebol Brasileiro joga por música”.
Saldanha morreu em 1990 em Roma a Itália, onde fazia a cobertura do Mundial.


Nenhum comentário: