domingo, 8 de fevereiro de 2009

Olimpíada, como será a classificação no judô e mudanças nas regras




Carlos Augusto com o Judô





Para captar mais anunciantes e ganhar mais espaço na mídia, a FIJ - Federação Internacional de Judô diminuiu o tempo de luta para quatro minutos, aboliu o koka (pontuação mínima) e vai copiar o formato do circuito e de ranking do mundo do tênis.



Os torneios de judô serão classificados como no tênis: teremos quatro Grand Slam e outras competições como: Gran Prix, Copa do Mundo, Mundiais, Continentais, Masters e a propria Olimpiada.

A classificação para as olimpíadas mudaram, antes as vagas era do pais, que podia definir seus judocas por meio de seletivas internas ou por ranqueamento, no Brasil, a vaga era definida nos dois anos que antecedia aos jogos Olimpicos, agora é do judoca, que acumula pontos no ranking mundial ao longo do ciclo nos Grand Slams, Grand Prix, Copa do Mundo, Mundiais e Continentais.

Cada pais continua tendo o direito um judoca por categoria, os quatro anos do ciclo olímpico valem para o acumulo de pontos, critérios que define o judoca classificado.

Com as mudanças os judocas terão que buscar mais a luta, dando maior emoção e competitividade às disputas.

Mesmo não sendo especialista em judô, concordo plenamente. Tinha luta nas Olimpíadas que chegava a ser chata. O atleta fazia um kokazinho de nada e plantava a guarda na defesa o resto do tempo, ficando a luta monótona e sem graça.


Carlos Augusto radialista de Ilhéus - Bahia.


Nenhum comentário: