segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Red Bull apresenta RB5 para disputa de 2009






Beat Reusser de Jesus







Com RB5, equipe espera subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez

O sétimo carro para a disputa da temporada de 2009 foi apresentado nesta segunda-feira (9): a Red Bull lançou o RB5 em Jerez de la Frontera, onde se inicia uma nova sessão de testes coletivos da F-1. Mark Webber e Sebastian Vettel foram os responsáveis por mostrar o novo bólido de Adrian Newey.

Visualmente, o RB5 é bastante similar aos outros carros já apresentados para esta temporada. O nariz é bastante afilado, mas as asas dianteiras e traseiras continuam chamando a atenção. Vettel fará a estreia do monoposto nos dois primeiros dias, e Webber volta à ativa depois de quase quatro meses de recuperação do seu acidente na quarta-feira.

A nova máquina da equipe das bebidas energéticas renova as esperanças da RBR de buscar sua primeira vitória na F-1 na sua quinta temporada — repetindo, assim, o feito da "filial" Toro Rosso, que triunfou em Monza em 2008. Para o chefe de equipe Christian Horner, "não há por que não acreditar" em uma vitória — agora do time principal.

"Temos um grande benefício neste ano devido à estabilidade da nossa operação, já que os principais membros do nosso grupo técnico estão conosco há pelo menos dois anos. Não podemos esquecer que esse time desenhou um carro vencedor em 2008, e não há por que não acreditar que isso não vá se repetir", explicou o dirigente.

Segundo Horner, "as novas regras quase constituem uma nova F-1". "Será interessante ver como os times vão interpretá-las na pista. E, certamente, as performances serão bastante variadas no começo de campeonato.

"Horner também destacou que as medidas impostas pela FIA para reduzir os custos da categoria foram favoráveis à Red Bull. "Nosso trabalho foi bastante progressivo, e as mudanças produziram poucas alterações no nosso esquema de trabalho. Nós investimos estrategicamente nos últimos anos e, com as novas regras, podemos capitalizar em cima disso", afirmou.






Nenhum comentário: