quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Projeto prevê a revitalização do remo em Ilhéus






Carlos Augusto entrevistando Marcus Gois Cardoso







Está em andamento um projeto idealizado por Sizínio Barros, grande incentivador do esporte na nossa cidade, que prevê a reativação do remo com força total em Ilhéus, além de proporcionar a prática de outros esporte como basquete, vôlei, futsal e natação.


Ele conta com a assessoria técnica de Marcus Góis no projeto. Marcus foi remador da cidade de Ilhéus, treinado por Sizínio, e que além de vários campeonatos nacionais, foi também diretor e técnico chefe do Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro. Marcus está há alguns dias na cidade viabilizando junto com Sizínio a efetivação do projeto, e está muito confiante em relação às possibilidades que o projeto pode proporcionar à cidade.


Marcus, no que consiste, na prática, este projeto?


O projeto tem como principal objetivo formar a médio prazo uma equipe de remo da cidade com condições de competir com os maiores clubes do Brasil, além de tornar possível um intercâmbio de atletas de várias modalidades para os grandes clubes. Paralelo a isso, será realizado um programa de educação esportiva com 60 jovens de colégios públicos da cidade, além de oferecer cursos profissionalizantes na área de informática e idiomas.


O que motivou a elaboração deste projeto?


Em primeiro lugar foi a participação do Sizínio, pessoa que no meu entender é o maior incentivador do esporte em nossa região. Foi ele que me encaminhou para o CR Flamengo junto com outros remadores, e para você ter uma idéia , se somarmos os campeonatos nacionais vencidos por mim, pelo Zé Raimundo, Flávio Melo e o Robertos Tavares (todos remadores de Ilhéus e treinados pelo Sizinio), teremos um total de mais de 30 campeonatos nacionais, e todos nós recebemos o título de sócio-laureado do CR Flamengo, título mais importante para um atleta do clube.


Como está sendo encaminhado este projeto aqui em Ilhéus?


Inicialmente, estamos procurando as autoridades públicas, pois entendemos que o poder público deve ser o principal responsável pelo bem estar da sociedade, e o esporte é uma excelente ferramenta para isso. Além do fato de que o projeto prevê uma inclusão social através do esporte, e nada melhor do que uma parceria com a prefeitura da cidade e as lideranças políticas da região para isso.


Em quanto tempo este projeto estará acontecendo na prática?


Já apresentamos o projeto ao deputado federal Raimundo Veloso, à deputada.estadual Ângela Sousa, ao vice-prefeito Mário Alexandre, ao secretário de assistência social Augusto Cesar, e todos se mostraram muito motivados. Essa semana será apresentado oficialmente ao Prefeito Newton Lima e ao secretário de esporte e lazer Ivanildo Lima. Na verdade estou muito satisfeito com a recepção dada pelas lideranças políticas da nossa cidade, pois além de apoiar o projeto, todos propuseram idéias de como aumentar o benefício social do projeto. A deputada Ângela, por exemplo, já desenvolve um excelente trabalho com a ONG CS, ajudando milhares de pessoas com assistência social, sendo que por sua iniciativa, deve ser efetivada uma parceria desta ONG com o Clube do Sizínio, ação que irá proporcionar uma abrangência ainda maior ao projeto, gerando para a sociedade menos privilegiada economicamente da cidade mais um ponto de apoio e cidadania. Para mim foi uma grata surpresa ver como os atuais líderes políticos da nossa região estão preocupados em investir na cidadania e na qualidade de vida.


Quais são as etapas do projeto?


O projeto está dividido em três etapas. A primeira consiste em firmar uma parceria com a cidade e a remadora Renata Görgen, atleta que já remou no C R Flamengo e CR Vasco da Gama , sendo integrante do primeiro barco do Brasil a vencer um campeonato Sul-Americano, além dela possuir 11 títulos cariocas e ser tricampeã brasileira de remo. Ela passaria a competir nos campeonatos mais importantes do país e também em competições na Europa com o uniforme de Ilhéus, divulgando a marca “Visite Ilhéus”. Essa parceria é de suma importância pois irá dar imediatamente uma grande visibilidade ao projeto, além de permitir intercâmbios com outras entidades. Salientando que existem vários projetos de entidades dirigentes, como a Confederação Brasileira de Remo e a Federação Internacional de Remo, que caso seja firmada essa parceria , Ilhéus irá entrar no seleto grupo de entidades que possuem remadores de seleção brasileira e isso permitirá requerer para a cidade embarcações para serem usadas nesse projeto, diminuindo muito os custos, pois são barcos de fibra de carbono, e que podem ser cedidos pelas entidades dirigentes através de permuta, pois todas tem como principal objetivo a massificação do remo.


Por falar em custo, como será feito o aporte financeiro do projeto?


O alicerce financeiro do projeto, será viabilizado em grande parte através da utilização das leis de incentivo ao esporte existentes, principalmente as leis que permitem o desconto do imposto de renda e do ICMS para por parte das empresas para investir em projetos desta natureza. Vamos firmar também parcerias com clubes na Europa para que seus remadores possam vir remar em Ilhéus no período de inverno, e em troca eles receberiam nossos remadores , o que iria proporcionar uma elevação técnica excepcional dos mesmos, além de diminuir muito os custos e possibilitar que esses grandes clubes doem barcos para o projeto, pois com esses atletas estrangeiros vindo treinar aqui no período de inverno europeu , trariam barcos que depois seriam usados no projeto. Já estamos preparando material para ser encaminhado a várias empresas, tais como: Bahia mineração, Cargil, Bitway, Mucambo, Ultragás, Banco do Brasil , Caixa Econômica entre outras empresas.


Para finalizar: em quanto tempo a população de Ilhéus poderá ver barcos de remo treinando na linda Baía do Pontal?


Acredito que em pouco tempo, sendo que as atividades com outros esportes também serão desenvolvidas, só que em caráter educacional, sem objetivos competitivos em altorendimento. Caso seja identificado um grande talento, esse valor será encaminhado para um centro onde seu esporte seja realizado em alto nível para que seu potencial seja desenvolvido. Observando que o futebol de campo, apesar de não fazer parte do projeto, estará participando de forma indireta, pois sempre que possível vamos observar os valores nesse esporte e estaremos dentro das nossas possibilidades, encaminhado para clubes com o CR Flamengo e CR Vasco da Gama, entre outros. Devo ressaltar que esse projeto dificilmente poderia ser idealizado sem a participação do Sizínio, pois alémde um admirável currículo catedrático e esportivo , ele possui uma capacidade de motivação impressionante, além de ser referência na cidade quando o assunto é o esporte. Ele é daquelas pessoas pouco comuns, que tem o costume de transformar sonhos em realidade, e nesse caso fico admirado que após tanto tempo ele continue com a motivação de um jovem .Realmente ele é excepcional em vários aspectos, por esse motivo a coordenação geral do projeto será sua e com certeza, em breve, Ilhéus terá uma área de prática esportiva com excelentes condições de oferecer à cidade todos os benefícios que o esporte praticado de forma adequada pode gerar.







Fotos da baia do ponta, local maravilhoso com grande potencial para a pratica do remo e também da natação





























Renata remadora campeã brasileira de 2006











A campeã Renata e o professor Sizinio Barros formador de grandes atletas






















A campeã brasileira na Prefeitura de Ilhéus - Ba.





















Campeã Renata mostrando o potencial de Ilhéus










Professor Sizinio Barros e a campeã Renata










Campeã brasileira de 2006, junto com a equepe de remo








vídeo Renata treinando no Flamengo



vídeo Renata camp brasileira 2006



vídeo Renata selção brasileira







Carlos Augusto Radialista na cidade de Ilhéus - Ba.

Nenhum comentário: