quinta-feira, 20 de maio de 2010

Confederação de Atletismo anuncia suspensão de mais um atleta por uso de doping.




Carlos Augusto





A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou nesta quarta-feira mais um caso de doping no esporte. O atleta Paulo Vitor Lunkes foi flagrado no exame antidoping feito em 21 de abril, após as 36ª Corrida Tiradentes, que apontou o uso da substância Mefentermina, um estimulante que aumenta os batimentos cardíacos e melhora a respiração.


As justificativas dadas pelo atleta no dia 13 de maio não foram aceitas pela entidade e Lunkes rejeitou o direito da análise da contraprova. A Confederação suspendeu o atleta provisoriamente desde a última terça-feira até que o caso seja julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBAt.
Em 2009, o atletismo brasileiro contabilizou mais de 30 escândalos, com destaque para um que abalou as estruturas da modalidade às vésperas do Campeonato Mundial, que aconteceu em Berlim.

Os atletas Bruno Lins, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Lucimara Silvestre e Luciana França, que treinavam com a seleção brasileira em Presidente Prudente foram suspensos por uso do hormônio eritropoietina.


O caso teve mais repercussão ainda com a revelação de que os treinadores da equipe, Jayme Netto Junior e Inando Justino de Sena, foram os responsáveis pela aplicação da substância nos atletas. Ambos foram banidos do atletismo após apelo da CBAt ao STJD, em decisão que foi divulgada no dia 11 de maio.

Nenhum comentário: