segunda-feira, 17 de maio de 2010

FC Basileia é campeão suíço




Beat Reusser
de Jesus





Uma semana depois de conquistar a Copa Suíça, o FC Basileia venceu pela 13ª vez, neste domingo o campeonato da primeira divisão do futebol suíço, a Super Liga.


Na final no Estádio da Suíça, o time da casa – o Young Boys de Berna – não teve qualquer chance para quebrar o jejum de 24 anos sem título, apesar ter liderado a tabela durante quase toda a temporada.

As duas equipes entraram em campo empatadas em pontos (77), mas o Basileia, líder por causa do melhor saldo de gols, precisava apenas de um empate. A equipe treinada pelo técnico alemão Thorsten Fink, apesar de desfalcada pela dupla de ataque Alex Frei/Marco Streller, dominou a partida deste o começo.

O Basileia soube converter sua superioridade em gols e abriu o marcador aos 39 minutos do primeiro tempo. Num contra-ataque rápido, após uma cobrança de escanteio pelo Young Boys, o português Carlitos lançou o meia Valentin Stocker, que aproveitou uma falha da zaga e do goleiro Marco Wöffli para marcar seu 12° gol no campeonato. A equipe visitante teve ainda outras duas boas chances no primeiro tempo.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Scott Chipperfield, fechou o placar de 2 a 0 para o Basileia. Foi o 13° gol do australiano de 34 anos nesta temporada (seu recorde pessoal).

Ele também é o jogador que mais conquistou títulos na história do Basileia: dez.




Nenhum comentário: