quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Atletas sulbaianos são campeões por equipe do Brasileiro de Canoagem



Randolpho Gomes
Diário de Ilhéus





A Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade realizado no último fim de semana (26 a 29), na Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro. A turma da ACC ficou em primeiro lugar na competição por equipe, com 219 pontos; seguida da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), com 186 pontos; em terceiro lugar ficaram os atletas da Associação Caxiense de Esportes Náuticos, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, com 165 pontos.

A equipe campeã, que teve participação de 40 canoístas das cidades de Ubaitaba, Itacaré e Ubatã, conquistou 61 medalhas nas diversas categorias. Foram 20 medalhas de ouro, 23 de prata e 18 de bronze. Entre as atletas, quatro são estudantes patrocinadas pela Unime. Maísa Aparecida de Matos, 21 anos, conquistou três medalhas de ouro, uma prata e um bronze; Camila Lima, 23 anos, trouxe para casa um ouro e dois bronzes; Luciana Costa, 30 anos, ganhou três ouros, uma prata e dois bronzes; e Rafaela Silva, 20 anos, conseguiu uma prata.

RANKING - Com os resultados, Luciana, Camila e Maísa conseguiram se classificar para participar das competições nacionais e internacionais do ano que vem representando o Brasil. Em março, elas participam do Campeonato Panamericano de Canoagem, no México, e a concentração será no mês de Janeiro no Rio de Janeiro. Também em 2010, as meninas vão participar do Campeonato Mundial, na Polônia, dos Jogos Sulamericanos, na Colômbia, e da Copa do Mundo, na França.

As atletas contam com o apoio da Unime para continuar os estudos, treinamentos e as participações em competições. Elas têm cinqüenta porcento de desconto na mensalidade e sempre que viajam para competir recebem o valor da alimentação e hospedagem em hotéis. Este ano, tiveram grandes vitórias. Maísa foi campeã sulamericana de canoagem na categoria sênior/dupla, Camila foi vice-campeã panamericana na mesma categoria e quarto lugar no Campeonato Mundial individual e Luciana foi campeã sulamericana na categoria sênior/individual e ficou em terceiro lugar no campeonato mundial.

Nenhum comentário: